dc.description.abstract | Este artigo trata da dicotomia forma x função através da experimentação de novas ferramentas de auxílio ao projeto arquitetônico e apresenta resultados de uma pesquisa, desenvolvida no âmbito da Universidade do Vale do Itajaí- UNIVALI- junto ao curso de Arquitetura e Urbanismo. O objetivo principal consistiu em explorar o conceito de projeto como elemento fundamental para geração da forma. A metodologia adotada fez uso da análise de projetos arquitetônicos contemporâneos e experimentações através de maquetes físicas. No desenvolvimento das pesquisas adotou-se o uso de quatro palavras conceituais- envolvimento, flexibilidade, fluidez e fragmentação. Inicialmente, através da ampliação dos significados em arquitetura de cada uma das palavras, por meio de análise de projetos arquitetônicos contemporâneos, buscou-se entender os conceitos e qualidades espaciais envolvidos em cada obra. Em um segundo momento o desenvolvimento de croquis e maquetes físicas como registro do processo auxiliaram na exploração intuitiva da forma. Para as quatro palavras escolhidas foram realizadas nove maquetes conceituais cujo processo de criação foi registrado. O exercício contribui para as discussões acerca do ensino de Projeto Arquitetônico por tratar de questões relativas ao processo criativo, ao repertório projetual e à ideia de conceito em arquitetura. Para além, aborda questões relativas à geração da forma em arquitetura e da maquete física como ferramenta facilitadora no âmbito da representação e materialização das ideias. | pt_BR |