Relações Entre Teoria e Prática Projetual: a Teoria do Projeto como Preenchimento de Uma Lacuna Curricular
View/ Open
Date
2011-10-01Author
Araújo, Ricardo
Martins, Dayse
Andrade, Patrícia
Loch, Sílvia
Metadata
Show full item recordAbstract
Este artigo aborda a criação da disciplina Teoria do Projeto no Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ, cujo arcabouço conceitual baseia-se na elaboração de metodologias para leitura, compreensão e crítica projetual. O surgimento dessa disciplina e os procedimentos metodológicos nela desenvolvidos decorrem da tentativa de resolver uma lacuna que se sentia entre os campos cognitivos de teoria e projeto no referido curso. Objetiva-se analisar a experiência da disciplina Teoria do Projeto e o seu rebatimento nas disciplinas de projeto arquitetônico, particularmente em Projeto Arquitetônico I, que se desenvolve simultaneamente àquela. Importa-nos ressaltar a superação da dicotomia latente entre teoria e projeto que pairava sobre a formação do aluno.