Ensino de Projeto: Limites e Possibilidades Entre Teoria e Prática nas Escolas de Arquitetura - a Experiência de Implantação do Laboratório de Projeto no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc
Abstract
As inquietações sobre ensino e prática de projeto, nas escolas de arquitetura, têm girado em torno das questões pedagógicas e de método, praticadas no âmbito dos ateliês de projeto. Entretanto, os desafios que a realidade sócio-espacial coloca para o campo da arquitetura e urbanismo revela um cenário de múltiplas possibilidades para a consolidação do trinômio ensino-pesquisa-extensão, onde esta última desempenha o papel de retro-alimentação do ensino e da pesquisa e aproxima o corpo docente e discente da realidade local. A existência de um ambiente acadêmico próprio para o exercício de convergência da teoria com a praxis e do ensino com o meio, pode consolidar uma nova prática acadêmica e de formação profissional. O laboratório de projeto, neste enfoque, concebido como centro de catalisação e difusão do conhecimento, deve contribuir para o desenvolvimento da arquitetura, enquanto a criatividade entra como fermento para a superação das limitações sociais, ambientais e econômicas.