Ensinando (novas) Rezas a (velhos) Vigários: a Integração de Saberes e Fazeres no Atelier de Projeto do Mestrado Profissional
Abstract
Este artigo apresenta reflexões sobre uma experiência pioneira de ensino de projeto no contexto da pós-graduação stricto sensu da área de Arquitetura e Urbanismo no Brasil: o atelier integrado do Mestrado Profissional em Arquitetura, Projeto e Meio Ambiente, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o primeiro do país na área. O foco do curso é o projeto e os suportes teórico-metodológicos e tecnológicos necessários a sua adequação ao meio ambiente, seguindo princípios de sustentabilidade sócio-cultural e ambiental. Seu objetivo e principal desafio é instigar a pesquisa científica e a reflexão crítica na prática projetual de profissionais de arquitetura e engenharia civil. Nesse contexto, a grande questão pedagógica que se evidencia é como conduzir o ensino/aprendizado em uma situação de real integração entre práticas acadêmicas e profissionais, ou como ensinar novas “rezas” a muitos velhos “vigários”, metáfora que inclui tanto os discentes quanto os docentes envolvidos na experiência.