Show simple item record

dc.contributor.authorVeloso, Maísa
dc.contributor.authorElali, Gleice Azambuja
dc.date.accessioned2021-08-04T22:18:07Z
dc.date.available2021-08-04T22:18:07Z
dc.date.issued2011-10-01
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/702
dc.descriptionArtigo publicado no V Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2011 - Belo Horizonte/MG.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta reflexões sobre uma experiência pioneira de ensino de projeto no contexto da pós-graduação stricto sensu da área de Arquitetura e Urbanismo no Brasil: o atelier integrado do Mestrado Profissional em Arquitetura, Projeto e Meio Ambiente, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o primeiro do país na área. O foco do curso é o projeto e os suportes teórico-metodológicos e tecnológicos necessários a sua adequação ao meio ambiente, seguindo princípios de sustentabilidade sócio-cultural e ambiental. Seu objetivo e principal desafio é instigar a pesquisa científica e a reflexão crítica na prática projetual de profissionais de arquitetura e engenharia civil. Nesse contexto, a grande questão pedagógica que se evidencia é como conduzir o ensino/aprendizado em uma situação de real integração entre práticas acadêmicas e profissionais, ou como ensinar novas “rezas” a muitos velhos “vigários”, metáfora que inclui tanto os discentes quanto os docentes envolvidos na experiência.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherNPGAU/UFMGpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectProjetopt_BR
dc.subjectMestrado Profissionalpt_BR
dc.titleEnsinando (novas) Rezas a (velhos) Vigários: a Integração de Saberes e Fazeres no Atelier de Projeto do Mestrado Profissionalpt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record