Em Busca da Autonomia: a Percepção do Trabalho Final de Graduação em Arquitetura e Urbanismo Pelos Formandos
View/ Open
Date
2011-10-01Author
Marques, Ricardo
Elali, Gleice Azambuja
Metadata
Show full item recordAbstract
Esse artigo apresenta parte de uma pesquisa relativa à afirmação do graduando como “sujeito” do processo projetual. Ele discute como os estudantes percebem o Trabalho Final de Graduação (TFG) desenvolvido no último semestre dos cursos de arquitetura e urbanismo brasileiros, etapa final para a obtenção do título de arquiteto-urbanista no país. O trabalho recorreu à observação de sessões de orientação, entrevistas e aplicação de questionários a professores e estudantes. Participaram dez duplas orientador/orientando de duas instituições de ensino superior: 05 da Universidade Federal do Ceará e 05 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Os resultados mostram o TFG como um momento temido pelos alunos, cujas principais situações-problema são: dificuldade na escolha do tema; superdimensionamento do processo; inseguranças técnicas; relação com o orientador (sobretudo em posturas excessivamente paternalistas ou críticas). Conclui-se que, para promover a esperada autonomia discente, o processo de elaboração do TFG precisa ser revisto, especialmente quanto à grande carga de expectativas e ao reconhecimento do papel dos diferentes agentes nele envolvidos.