dc.contributor.author | Marques, Ricardo | |
dc.contributor.author | Elali, Gleice Azambuja | |
dc.date.accessioned | 2021-08-04T22:17:00Z | |
dc.date.available | 2021-08-04T22:17:00Z | |
dc.date.issued | 2011-10-01 | |
dc.identifier.uri | http://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/700 | |
dc.description | Artigo publicado no V Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2011 - Belo Horizonte/MG. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse artigo apresenta parte de uma pesquisa relativa à afirmação do graduando como “sujeito” do processo projetual. Ele discute como os estudantes percebem o Trabalho Final de Graduação (TFG) desenvolvido no último semestre dos cursos de arquitetura e urbanismo brasileiros, etapa final para a obtenção do título de arquiteto-urbanista no país. O trabalho recorreu à observação de sessões de orientação, entrevistas e aplicação de questionários a professores e estudantes. Participaram dez duplas orientador/orientando de duas instituições de ensino superior: 05 da Universidade Federal do Ceará e 05 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Os resultados mostram o TFG como um momento temido pelos alunos, cujas principais situações-problema são: dificuldade na escolha do tema; superdimensionamento do processo; inseguranças técnicas; relação com o orientador (sobretudo em posturas excessivamente paternalistas ou críticas). Conclui-se que, para promover a esperada autonomia discente, o processo de elaboração do TFG precisa ser revisto, especialmente quanto à grande carga de expectativas e ao reconhecimento do papel dos diferentes agentes nele envolvidos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | - | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | NPGAU/UFMG | pt_BR |
dc.subject | TFG | pt_BR |
dc.subject | Processo Projetual | pt_BR |
dc.subject | Autonomia Projetual do Estudante | pt_BR |
dc.title | Em Busca da Autonomia: a Percepção do Trabalho Final de Graduação em Arquitetura e Urbanismo Pelos Formandos | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |