PROJETAR 2011: Recent submissions
Now showing items 81-100 of 161
-
Indicadores de Pesquisa Acadêmica em Áreas de Prática Projetual
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)O projeto de pesquisa em que se baseia esse artigo, “Pesquisa Acadêmica em Áreas de Prática Projetual: Arquitetura e Urbanismo” – PAAPP nasceu como parte das atividades do Grupo de Pesquisa Arquitetura: Projeto & Pesquisa ... -
Idiossincrasias Instrumentais ou negando a psicografia arquitetônica
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)O presente artigo trata da relação entre o processo de projeto e seus diversos instrumentos de suporte. Em contraponto a uma visão idealista da criação arquitetônica (psicografia), que minimiza a importância da ação do ... -
Idéia, Método e Linguagem - o Processo de Projeto na Arquitetura
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)O processo de projeto na arquitetura sempre foi visto como algo indefinido e variável de profissional para profissional. Como arquitetura também é tratada como um conhecimento artístico e criativo é difícil encontrar uma ... -
Idéia, Método e Linguagem no Projeto Paisagístico de Estrada
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Os projetos de paisagismo são recentes no Brasil, refletindo na pouca ênfase dada à disciplina nos cursos de Arquitetura e Urbanismo e na desconsideração da paisagem no Planejamento Territorial e Urbano e nos projetos de ... -
História do Espaço, Espaço da História: Reflexões Sobre o Papel da História no Processo e no Ensino de Projeto de Arquitetura
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)A integração do conteúdo das aulas de história da arquitetura com a prática de projeto tem sido um grande desafio aos cursos de arquitetura e, em geral, tem sido um desafio sequer formulado. Na prática cotidiana dos cursos, ... -
Habitar Coletivo Uma Experiência no Atelier de Projeto
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)As disciplinas de projeto dos cursos de Arquitetura e Urbanismo no Brasil têm dedicado esforços no estudo e na aplicação de metodologias do projeto. A despeito do aprimoramento didático, é crescente a percepção da falta ... -
Habitação Popular: em Busca de Metodologias de Projeto
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Novas demandas de serviços de arquitetura, por segmentos sociais de renda média e baixa, tornam necessárias novas posturas de projetação, entre elas o reconhecimento dos muitos modos de apropriação espacial, e a crítica ... -
Fractando Conceitos do Urbanismo na Arquitetura Contemporânea
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)As evoluções do campo da ciência a partir da segunda metade do século XX surgem como um momento de repercussão das transformações significativas na área do conhecimento, da tecnologia e das artes, onde tal mudança altera ... -
Forma Urbana para Principiantes Fundamentos para Uma Aula de Primeiro Ano
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)A reflexão apresentada baseia-se no ensino de primeiro ano do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAUFBA, onde o aluno se debruça sobre a cidade, sob a forma de um projeto de pequena edificação em uma preexistência de certa ... -
Filtro de Luz: Uma Investigação Projetual Baseada na Construção de Cobogós
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Este artigo pretende analisar o processo de projeto de um tema realizado na disciplina de Estudos da Forma (ciclo de fundamentação) e seus desdobramentos acadêmicos, no que tange ao ensino de projeto e à relação professor-aluno. ... -
Modernos cambiantes: edifícios CBI-Esplanada e Conde de Prates no centro histórico de São Paulo
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Este trabalho discute aspectos formativos da arquitetura moderna no Centro Histórico de São Paulo: em outros termos, examinam-se relações projetuais entre arquitetura moderna e a cidade tradicional. As leituras e análises ... -
Expertise em Projeto - Fatores Que Diferenciam Arquitetos Expertos dos Novatos
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Arquitetos expertos realizam projetos com maior desenvoltura do que os novatos não porque têm apenas maiores conhecimentos e experiências, mas porque utilizam ações cognitivas de um modo mais eficaz. É notável como alguns ... -
Etapas, Referências e Métodos de Criação Arquitetônica
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Ao se criar uma dissociação entre teóricos académicos e arquitetos profissionais no ensino de projeto, cria-se uma ruptura sobre a didática da própria arquitetura. Quer seja ao nível teórico ou prático, a vertente técnica ... -
Esvaziamento do Atelier de Projeto - o Fluido Vital e o Avatar
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)O fim do atelier de arquitetura, como conhecido e exercido será a adequação ao novo paradigma tempo-espaço. A nova correlação tempo–espaço estudado pelos filósofos contemporâneos esta delineada pela ausência de parâmetros ... -
Estudo Comparativo Entre o Ensino e a Prática do Projeto Urbanístico no Brasil e em Portugal
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)A razão da pesquisa é a comparação do ensino e a prática do projeto urbanístico no Brasil e em Portugal, identificando de forma comparativa os processos de formação e reflexão crítica, as conceituações teóricas, as ... -
Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo: o Processo de Projeto Com a Participação do Usuário
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Este artigo consiste na descrição da metodologia de trabalho do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (EMAU) da UFJF, baseado no Projeto de Orientação à Escritórios Modelo de Arquitetura e Urbanismo (POEMA) da ... -
Escola Panamericana de Arte e Design Estudo da Volumetria do Edifício
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Volumetria. Sob o ponto de vista da expressão e da linguagem, caminhar ao redor, afastar-se e aproximar-se do objeto e o movimento ao ingressar nos volumes edificados causam experiências que testam as diversas percepções ... -
Equinox: Um Atelier de Criação Urbana Aberto às Ideias
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Este trabalho pretende apresentar a experiência do atelier de criação urbana franco brasileiro EQUINOX concebido e organizado pelos departamentos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual do Maranhão e de Engenharia ... -
Ensino Introdutório de Projeto de Arquitetura e Urbanismo - Por Onde Começar e Que Caminho Seguir?
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)O ensino de projeto para iniciantes, ou seja, para alunos de Arquitetura e Urbanismo que se encontram no primeiro ano do curso e que têm seu primeiro contato com o ato de projetar, é uma atividade desafiadora. O maior ... -
Ensino e Aprendizagem do Projeto Arquitetônico
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)A capacitação de futuros arquitetos para o projeto da habitação de interesse social é essencial para a transformação da paisagem construída pelas instituições nas periferias urbanas. Paisagem insípida e repetitiva, com ...