Do Plano ao Projeto Urbano: Evolução e Perspectivas do Ensino de Urbanismo nas Escolas de Arquitetura e Urbanismo - o Caso da Fau/ufrj.
Abstract
O artigo discute os limites e desafios para o ensino de urbanismo nas escolas de Arquitetura e Urbanismo tendo em vista a relação dialética entre plano e projeto no percurso histórico da profissão no Brasil. Busca-se identificar teorias e paradigmas que orientaram o ensino do urbanismo e a formação do profissional – arquiteto e urbanista – frente aos desafios das transformações das cidades brasileiras ocorridas ao longo do século XX. A partir do estudo de caso da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro – FAU/ UFRJ, um dos mais antigos e importantes centros de referência para a formação do arquiteto e urbanista no Brasil discute-se a evolução do ensino de urbanismo e as perspectivas que se colocam na atualidade para este campo de conhecimento em articulação com a realidade das cidades brasileiras, em um contexto de desigualdades socioespaciais e intensas transformações.