Show simple item record

dc.contributor.authorAlvim, Angélica
dc.contributor.authorRighi, Roberto
dc.date.accessioned2021-08-04T22:14:47Z
dc.date.available2021-08-04T22:14:47Z
dc.date.issued2011-10-01
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/696
dc.descriptionArtigo publicado no V Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2011 - Belo Horizonte/MG.pt_BR
dc.description.abstractO artigo discute os limites e desafios para o ensino de urbanismo nas escolas de Arquitetura e Urbanismo tendo em vista a relação dialética entre plano e projeto no percurso histórico da profissão no Brasil. Busca-se identificar teorias e paradigmas que orientaram o ensino do urbanismo e a formação do profissional – arquiteto e urbanista – frente aos desafios das transformações das cidades brasileiras ocorridas ao longo do século XX. A partir do estudo de caso da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro – FAU/ UFRJ, um dos mais antigos e importantes centros de referência para a formação do arquiteto e urbanista no Brasil discute-se a evolução do ensino de urbanismo e as perspectivas que se colocam na atualidade para este campo de conhecimento em articulação com a realidade das cidades brasileiras, em um contexto de desigualdades socioespaciais e intensas transformações.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherNPGAU/UFMGpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectUrbanismopt_BR
dc.subjectArquitetura e Urbanismopt_BR
dc.titleDo Plano ao Projeto Urbano: Evolução e Perspectivas do Ensino de Urbanismo nas Escolas de Arquitetura e Urbanismo - o Caso da Fau/ufrj.pt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record