Comprometimento, Motivação e Processo Criativo: Um Ponto de Vista e Sua Aplicação na Introdução ao Projeto Arquitetônico
Abstract
O presente trabalho apresenta um ponto de vista sobre a introdução do projeto em turmas de 2º e 3º períodos do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFRJ, tendo por base a experiência da autora como docente junto à disciplina Concepção da Forma Arquitetônica 2, integrante do Departamento de Análise e Representação da Forma. O método de ensino ali então praticado representa uma atuação específica para o desenvolvimento do processo projetual, atuação esta inserida numa esfera maior de discussão e experimentação conjunta de procedimentos para capacitação do estudante de arquitetura à criação do objeto arquitetônico. O objetivo central é instrumentalizar o aluno, através do comprometimento de todos com as metas traçadas, a uma postura projetual mais consciente e crítica sobre como pensar e realizar o seu fazer, assim como estimulá-lo à vontade de caminhar para além dos estereótipos e das efemeridades contemporâneas, onde a informação excessiva anestesia a motivação e embota sua aptidão reflexiva.