Caracterização do Processo de Projeto Escolar Público no Estado de São Paulo: Potencialidades e Desafios.
View/ Open
Date
2011-10-01Author
Kowaltowski, Doris
Deliberador, Marcella
Metadata
Show full item recordAbstract
Essa pesquisa investigou os processos de projeto dos profissionais arquitetos que colaboram com a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) em projetos de prédios escolares no Estado de São Paulo, com o objetivo de conhecer e caracterizar tal processo e identificar oportunidades de intervenção que favoreçam a melhoria do ambiente escolar público estadual. Para isso foram realizadas entrevistas estruturadas por um questionário, baseado em elementos sobre qualidade do ambiente escolar e do processo de projeto escolar encontrados na literatura internacional. Os resultados das entrevistas mostram que o processo adotado atualmente se aproxima pouco do processo de projeto referencial. Faltam várias etapas, principalmente de discussão e análise. Percebe-se também a ausência da participação da comunidade envolvida em uma reflexão sobre parâmetros de projeto, considerados essenciais à arquitetura escolar. Esse processo de projeto necessita ainda da retroalimentação decorrente da discussão e do acompanhamento de resultados de avaliação pós-ocupação.