Show simple item record

dc.contributor.authorKowaltowski, Doris
dc.contributor.authorDeliberador, Marcella
dc.date.accessioned2021-08-04T22:08:46Z
dc.date.available2021-08-04T22:08:46Z
dc.date.issued2011-10-01
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/685
dc.descriptionArtigo publicado no V Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2011 - Belo Horizonte/MG.pt_BR
dc.description.abstractEssa pesquisa investigou os processos de projeto dos profissionais arquitetos que colaboram com a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) em projetos de prédios escolares no Estado de São Paulo, com o objetivo de conhecer e caracterizar tal processo e identificar oportunidades de intervenção que favoreçam a melhoria do ambiente escolar público estadual. Para isso foram realizadas entrevistas estruturadas por um questionário, baseado em elementos sobre qualidade do ambiente escolar e do processo de projeto escolar encontrados na literatura internacional. Os resultados das entrevistas mostram que o processo adotado atualmente se aproxima pouco do processo de projeto referencial. Faltam várias etapas, principalmente de discussão e análise. Percebe-se também a ausência da participação da comunidade envolvida em uma reflexão sobre parâmetros de projeto, considerados essenciais à arquitetura escolar. Esse processo de projeto necessita ainda da retroalimentação decorrente da discussão e do acompanhamento de resultados de avaliação pós-ocupação.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherNPGAU/UFMGpt_BR
dc.subjectProcesso de Projetopt_BR
dc.subjectArquitetura Escolarpt_BR
dc.subjectProjeto de Edificaçãopt_BR
dc.titleCaracterização do Processo de Projeto Escolar Público no Estado de São Paulo: Potencialidades e Desafios.pt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record