A Simultaneidade de Realidades na Formação dos Arquitetos e Urbanistas
Abstract
O século XX assistiu à mudança de uma série de paradigmas – sobre o conceito de verdade, de tempo e de espaço, rompendo com a noção de eternidade e de absoluto. Para a ciência, o sujeito do conhecimento e o objeto do conhecimento não mais são tomados como coisas totalmente dissociadas uma da outra. A incerteza, ingrediente básico da complexidade, traz a possibilidade que se vislumbre diferentes caminhos para o entendimento da realidade. Ao contrário do que se poderia imaginar, a multiplicidade de soluções espaciais, formais, funcionais, decorrente dessa diversidade social, cultural, territorial existente nas cidades, nem sempre têm constituído a base de formação dos arquitetos brasileiros. Para aplicação desses objetivos desenvolveu-se, em disciplina de Teoria e Projeto com ênfase em Projetos de Interesse Social para alunos do segundo ano do curso de graduação de Arquitetura e Urbanismo, uma atuação junto à comunidade do assentamento rural na cidade de Porto Feliz/SP. A proposta dos alunos foi desenvolver projeto de arquitetura para a área de lazer da agrovila a partir de conceitos relacionados ao: entendimento da realidade do lugar, cidadania e território cotidiano, arquiteto-cidadão, lazer, ambiente sustentável e processo de projeto participativo. Foi realizada uma oficina entre os assentados e os estudantes na qual, coletivamente, foram identificadas as demandas, necessidades e expectativas para a área de lazer, culminando na construção conjunta do programa e posteriormente de propostas de projetos para a área de lazer da agrovila. Ao final, foi realizada uma exposição coletiva dos projetos na universidade, na qual os assentados puderam interagir novamente com os alunos e selecionar os projetos que melhor respondiam às necessidades por eles consideradas prementes. O êxito dessa iniciativa está diretamente relacionado ao contato estreito entre estudantes e comunidade, já que proporcionou a participação daquele grupo no processo de projeto aliada a uma intensa troca de saberes.