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dc.contributor.authorPina, Silvia
dc.contributor.authorMonteiro, Ana Maria
dc.date.accessioned2021-08-04T00:05:14Z
dc.date.available2021-08-04T00:05:14Z
dc.date.issued2009-10-01
dc.identifier.isbn978-85-88157-12-5
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/501
dc.descriptionArtigo publicado no IV Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2009 - São Paulo/SP.pt_BR
dc.description.abstractO século XX assistiu à mudança de uma série de paradigmas – sobre o conceito de verdade, de tempo e de espaço, rompendo com a noção de eternidade e de absoluto. Para a ciência, o sujeito do conhecimento e o objeto do conhecimento não mais são tomados como coisas totalmente dissociadas uma da outra. A incerteza, ingrediente básico da complexidade, traz a possibilidade que se vislumbre diferentes caminhos para o entendimento da realidade. Ao contrário do que se poderia imaginar, a multiplicidade de soluções espaciais, formais, funcionais, decorrente dessa diversidade social, cultural, territorial existente nas cidades, nem sempre têm constituído a base de formação dos arquitetos brasileiros. Para aplicação desses objetivos desenvolveu-se, em disciplina de Teoria e Projeto com ênfase em Projetos de Interesse Social para alunos do segundo ano do curso de graduação de Arquitetura e Urbanismo, uma atuação junto à comunidade do assentamento rural na cidade de Porto Feliz/SP. A proposta dos alunos foi desenvolver projeto de arquitetura para a área de lazer da agrovila a partir de conceitos relacionados ao: entendimento da realidade do lugar, cidadania e território cotidiano, arquiteto-cidadão, lazer, ambiente sustentável e processo de projeto participativo. Foi realizada uma oficina entre os assentados e os estudantes na qual, coletivamente, foram identificadas as demandas, necessidades e expectativas para a área de lazer, culminando na construção conjunta do programa e posteriormente de propostas de projetos para a área de lazer da agrovila. Ao final, foi realizada uma exposição coletiva dos projetos na universidade, na qual os assentados puderam interagir novamente com os alunos e selecionar os projetos que melhor respondiam às necessidades por eles consideradas prementes. O êxito dessa iniciativa está diretamente relacionado ao contato estreito entre estudantes e comunidade, já que proporcionou a participação daquele grupo no processo de projeto aliada a uma intensa troca de saberes.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherFAU-PPGAU-UPM/SPpt_BR
dc.subjectIncertezapt_BR
dc.subjectConceitopt_BR
dc.subjectProcessopt_BR
dc.titleA Simultaneidade de Realidades na Formação dos Arquitetos e Urbanistaspt_BR
dc.typeArticlept_BR


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