Realidades Outras & Outras Realidades o Ensino do Projeto Urbano como Paisagem Estratégica da Cidade Contemporânea
View/ Open
Date
2009-10-01Author
Milanez, Maria
Hortencio, Leonardo
Silva, Tiago
Metadata
Show full item recordAbstract
O ensino do Projeto Urbano na atualidade pressupõe uma prática criativa que permita uma postura aberta, desterritorializada e flexível na agenda programática da cidade contemporânea. A Disciplina de Urbanismo III do Curso de Arquitetura e Urbanismo do UniRitter tem como foco a ação projetual sobre áreas de oportunidades, através de operações urbanas estratégicas em REALIDADES OUTRAS. Estas operações caracterizam-se pela simultaneidade de situações na cidade contemporânea, pela diversidade programática, por novas paisagens que irradiam energia, transformam a lógica físico-social, atraem e reabilitam partes da cidade a partir de si. A estratégia didático-pedagógica para o desenvolvimento de um projeto urbano em REALIDADES OUTRAS optou por táticas de integração e articulação, com ênfase na estreita relação entre ensino pesquisa e extensão. Assim sendo, as estratégias adotadas para a concretização residem em: - Parcerias com outras Escolas de Arquitetura - Nacionais e Internacionais - Editais de Concursos Públicos já realizados fora do âmbito estadual -Termos de referências ou protocolos de trabalho provocativos que desafiem a inércia estudantil com criatividade e prospecção. O processo de verificação do conhecimento sobre o projeto se transforma em tema central como construção interdisciplinar e epistemológica e que se completa e expressa sobre o suporte da espacialização. A idéia é abrir um canal em busca do novo, do insólito, da transgressão de temas recorrentes, em uma visão antecipatória de novos cenários de vida entre o local e o mundo global. O desafio é buscar alternativas para a cidade contemporânea pela troca de experiências com atores de outras realidades. A proposta é aberta, sem preconceitos e permite a construção de uma agenda exploratória sobre o projeto urbano que expresse um novo modo de “ver”, “reconhecer” e “interactuar” em novas e “OUTRAS” realidades.