Show simple item record

dc.contributor.authorMilanez, Maria
dc.contributor.authorHortencio, Leonardo
dc.contributor.authorSilva, Tiago
dc.date.accessioned2021-08-03T22:27:40Z
dc.date.available2021-08-03T22:27:40Z
dc.date.issued2009-10-01
dc.identifier.isbn978-85-88157-12-5
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/433
dc.descriptionArtigo publicado no IV Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2009 - São Paulo/SP.pt_BR
dc.description.abstractO ensino do Projeto Urbano na atualidade pressupõe uma prática criativa que permita uma postura aberta, desterritorializada e flexível na agenda programática da cidade contemporânea. A Disciplina de Urbanismo III do Curso de Arquitetura e Urbanismo do UniRitter tem como foco a ação projetual sobre áreas de oportunidades, através de operações urbanas estratégicas em REALIDADES OUTRAS. Estas operações caracterizam-se pela simultaneidade de situações na cidade contemporânea, pela diversidade programática, por novas paisagens que irradiam energia, transformam a lógica físico-social, atraem e reabilitam partes da cidade a partir de si. A estratégia didático-pedagógica para o desenvolvimento de um projeto urbano em REALIDADES OUTRAS optou por táticas de integração e articulação, com ênfase na estreita relação entre ensino pesquisa e extensão. Assim sendo, as estratégias adotadas para a concretização residem em: - Parcerias com outras Escolas de Arquitetura - Nacionais e Internacionais - Editais de Concursos Públicos já realizados fora do âmbito estadual -Termos de referências ou protocolos de trabalho provocativos que desafiem a inércia estudantil com criatividade e prospecção. O processo de verificação do conhecimento sobre o projeto se transforma em tema central como construção interdisciplinar e epistemológica e que se completa e expressa sobre o suporte da espacialização. A idéia é abrir um canal em busca do novo, do insólito, da transgressão de temas recorrentes, em uma visão antecipatória de novos cenários de vida entre o local e o mundo global. O desafio é buscar alternativas para a cidade contemporânea pela troca de experiências com atores de outras realidades. A proposta é aberta, sem preconceitos e permite a construção de uma agenda exploratória sobre o projeto urbano que expresse um novo modo de “ver”, “reconhecer” e “interactuar” em novas e “OUTRAS” realidades.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherFAU-PPGAU-UPM/SPpt_BR
dc.subjectProjetopt_BR
dc.subjectProcessopt_BR
dc.subjectConceitopt_BR
dc.subjectRedept_BR
dc.titleRealidades Outras & Outras Realidades o Ensino do Projeto Urbano como Paisagem Estratégica da Cidade Contemporâneapt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record