Show simple item record

dc.contributor.authorCelani, Maria
dc.date.accessioned2021-08-01T17:12:13Z
dc.date.available2021-08-01T17:12:13Z
dc.date.issued2003-10-01
dc.identifier.issn8572731806
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/166
dc.descriptionArtigo publicado nos Anais do I Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2003 - Natal/RN.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho possui dois objetivos principais. O primeiro é investigar os motivos pelos quais o movimento dos métodos no projeto (design methods movement), surgido na Inglaterra nos anos 60, não chegou a influenciar significativamente o ensino e a prática da arquitetura no Brasil. Ao contrário do que ocorre em outros países, em especial nos Estados Unidos e na Inglaterra, os arquitetos brasileiros sempre viram os métodos de projeto com ceticismo, julgando-o incompatível com a atividade criativa. Entre as prováveis causas desta atitude estariam (1) as origens de nosso ensino da arquitetura, baseado principalmente na École des Beaux Arts, (2) o sistema de trabalho dos arquitetos brasileiros, baseado em pequenos escritórios e em talentos individuais; e (3) a ausência, no Brasil, de uma discussão sobre sistemas de projeto auxiliados por computador. Uma vez compreendidos estes motivos, surge o segundo objetivo desta pesquisa: verificar se o estudo dos métodos de projeto poderia, ainda hoje, contribuir para a prática e no ensino da arquitetura. Estudos mais aprofundados sobre a o projeto arquitetônico, como a modelagem computacional de etapas isoladas do processo por meio de técnicas da IA, são discutidos. Conclui-se que mais importante que o uso e o desenvolvimento de novos métodos de projeto é a compreensão profunda dos processos cognitivos envolvidos nessa atividade. Finalmente, sugere-se que estes estudos poderiam auxiliar no desenvolvimento de novas estratégias para o ensino do projeto arquitetônico hoje no Brasil, devido à atuais características de nossos alunos.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherPPGAU/UFRNpt_BR
dc.subjectMetodologia de Projetopt_BR
dc.subjectMovimento dos Métodospt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleRecuperando o Tempo Perdido: Por que Recusamos o Método e como ele ainda Poderia nos Ajudarpt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record