Redesenho como ferramenta de ensino/aprendizagem de História da Arquitetura
Abstract
O presente artigo relata uma experiência com a prática do redesenho como ferramenta de ensino/aprendizagem da disciplina História da Arquitetura – modernismos e movimento moderno (final do séc. XIX até os anos 1960) – no âmbito da FAU Mackenzie. O exercício mostra-‐se eficiente não só no que respeita a compreensão de ideias ou conceitos contidos em obras singulares que caracterizam o período estudado, mas também porque o processo auxilia o entendimento dos diversos contextos que englobavam cada uma delas quando foram idealizadas. Assim, a partir da tentativa de reproduzir fielmente desenhos representativos do período, procura-‐se induzir a prática da pesquisa e escrita, com vistas a fortalecer uma atitude crítica do estudante/aprendiz/pesquisador perante a história. A experiência mostra que por meio do exercício do redesenho aprende-‐se muito mais sobre a obra do que estudando apenas trabalhos monográficos de história. Os resultados atingidos evidenciam a compreensão do próprio projeto-‐obra estudada. A condução das atividades desenvolvidas permite observar a possibilidade de um melhor aproveitamento dos alunos, seja da aprendizagem dos conteúdos da disciplina, do conhecimento das obras e/ou arquitetos do período estudado, bem como da coletivização das “descobertas” entre eles – as discussões se tornam mais objetivas e consistentes. Observa-‐se que à luz da temática do evento, o uso da “cópia” – aparentemente na contramão da prática criativa de aprendizagem – revelou-‐se estimulante e adequado ao conhecimento das obras estudadas, por se coadunar com a atividade projetual própria à forma de produção de repertório dos arquitetos.