Show simple item record

dc.contributor.authorStinco, Claudia
dc.date.accessioned2021-08-08T02:26:15Z
dc.date.available2021-08-08T02:26:15Z
dc.date.issued2015-10-01
dc.identifier.isbn978-85-63014-14-6
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/1160
dc.descriptionArtigo publicado no 7º Seminário PROJETAR nos dias 30 de setembro a 02 de outubro de 2015, no Hotel Praiamar/Ponta Negra, Natal.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo relata uma experiência com a prática do redesenho como ferramenta de ensino/aprendizagem da disciplina História da Arquitetura – modernismos e movimento moderno (final do séc. XIX até os anos 1960) – no âmbito da FAU Mackenzie. O exercício mostra-­‐se eficiente não só no que respeita a compreensão de ideias ou conceitos contidos em obras singulares que caracterizam o período estudado, mas também porque o processo auxilia o entendimento dos diversos contextos que englobavam cada uma delas quando foram idealizadas. Assim, a partir da tentativa de reproduzir fielmente desenhos representativos do período, procura-­‐se induzir a prática da pesquisa e escrita, com vistas a fortalecer uma atitude crítica do estudante/aprendiz/pesquisador perante a história. A experiência mostra que por meio do exercício do redesenho aprende-­‐se muito mais sobre a obra do que estudando apenas trabalhos monográficos de história. Os resultados atingidos evidenciam a compreensão do próprio projeto-­‐obra estudada. A condução das atividades desenvolvidas permite observar a possibilidade de um melhor aproveitamento dos alunos, seja da aprendizagem dos conteúdos da disciplina, do conhecimento das obras e/ou arquitetos do período estudado, bem como da coletivização das “descobertas” entre eles – as discussões se tornam mais objetivas e consistentes. Observa-­‐se que à luz da temática do evento, o uso da “cópia” – aparentemente na contramão da prática criativa de aprendizagem – revelou-­‐se estimulante e adequado ao conhecimento das obras estudadas, por se coadunar com a atividade projetual própria à forma de produção de repertório dos arquitetos.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherPPGAU/UFRNpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectDesenhopt_BR
dc.subjectHistória da Arquiteturapt_BR
dc.titleRedesenho como ferramenta de ensino/aprendizagem de História da Arquiteturapt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record