Uma estratégia pedagógica para o ensino da arquitetura e do urbanismo no Brasil: Abordagem experimental como complemento ao método tradicional
View/ Open
Date
2015-10-01Author
Campello, Mauro
Oliveira, Gabriel
Duque, Raiane
Metadata
Show full item recordAbstract
Este artigo possui como objetivo abrir uma discussão sobre a possibilidade de se elaborar uma nova proposta metodológica para o ensino em Arquitetura e Urbanismo no Brasil, conceituada como uma estratégia pedagógica a ser adotada. Para tal, serão apresentadas duas metodologias de ensino: a tradicional, predominante no Brasil, e a experimental, adotada por universidades de renome no cenário do ensino mundial. Desta forma, suas características podem ser comparadas e analisadas de forma a objetivar a proposta deste documento: há a possibilidade de interagir dois métodos de ensino distintos no atual contexto brasileiro? Analisando a situação atual do ensino no país em conjunto com as constantes transformações da sociedade, não resta dúvida de que a formação profissional necessita de se munir com técnicas e abordagens diferenciadas das empregadas, uma vez que a realidade da era da informação se apresenta completamente distinta da realidade na qual os métodos de ensino vigentes foram elaborados.