Trabalho Final de Graduação: uma experiência de ensino-aprendizagem do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo
Abstract
O presente trabalho discute o uso de metodologias ativas no processo de elaboração do Trabalho Final de Graduação (TFG), auxiliando nas soluções das problemáticas atuais e na maneira de conceber projetos que repensem a cidade e a arquitetura na sua dinâmica sociocultural. Pretende investigar também como a tomada de decisões dos estudantes expõe direcionamentos importantes do processo de ensino-aprendizagem adotados ao longo do curso de Arquitetura e Urbanismo. Tomou-se como objeto de estudo os trabalhos de TFG desenvolvidos nos últimos 2 anos da Universidade Anhembi Morumbi, campus Morumbi, São Paulo. Como recurso metodológico utilizou-se o processo de ensino-aprendizagem do curso de Arquitetura e Urbanismo, a aplicação das metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem e os encontros realizados ao longo dos semestres com os professores de projeto e orientadores de TFG, registrando as discussões, pensamentos e práticas de ensino. Os resultados obtidos demonstram que o TFG é um dos momentos de maior aprendizagem do curso devido a autonomia conferida ao aluno na construção e resolução do problema, pois estimula o pensamento crítico e o conhecimento interdisciplinar que conjuga conhecimentos. A pesquisa também enfatiza que o TFG contribui para estimular e desenvolver alguns atributos profissionais não técnicos, porém importantes ao profissional contemporâneo em uma sociedade em rápidas transformações.