dc.contributor.author | Oliveira, Melissa | |
dc.contributor.author | Marcelo, Virginia | |
dc.date.accessioned | 2021-08-08T02:18:49Z | |
dc.date.available | 2021-08-08T02:18:49Z | |
dc.date.issued | 2015-10-01 | |
dc.identifier.isbn | 978-85-63014-14-6 | |
dc.identifier.uri | http://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/1152 | |
dc.description | Artigo publicado no 7º Seminário PROJETAR nos dias 30 de setembro a 02 de outubro de 2015, no Hotel Praiamar/Ponta Negra, Natal. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho discute o uso de metodologias ativas no processo de elaboração do Trabalho Final de Graduação (TFG), auxiliando nas soluções das problemáticas atuais e na maneira de conceber projetos que repensem a cidade e a arquitetura na sua dinâmica sociocultural. Pretende investigar também como a tomada de decisões dos estudantes expõe direcionamentos importantes do processo de ensino-aprendizagem adotados ao longo do curso de Arquitetura e Urbanismo. Tomou-se como objeto de estudo os trabalhos de TFG desenvolvidos nos últimos 2 anos da Universidade Anhembi Morumbi, campus Morumbi, São Paulo. Como recurso metodológico utilizou-se o processo de ensino-aprendizagem do curso de Arquitetura e Urbanismo, a aplicação das metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem e os encontros realizados ao longo dos semestres com os professores de projeto e orientadores de TFG, registrando as discussões, pensamentos e práticas de ensino. Os resultados obtidos demonstram que o TFG é um dos momentos de maior aprendizagem do curso devido a autonomia conferida ao aluno na construção e resolução do problema, pois estimula o pensamento crítico e o conhecimento interdisciplinar que conjuga conhecimentos. A pesquisa também enfatiza que o TFG contribui para estimular e desenvolver alguns atributos profissionais não técnicos, porém importantes ao profissional contemporâneo em uma sociedade em rápidas transformações. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | - | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | PPGAU/UFRN | pt_BR |
dc.subject | São Paulo | pt_BR |
dc.subject | Trabalho Final de Graduação | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Metodologias Ativas | pt_BR |
dc.title | Trabalho Final de Graduação: uma experiência de ensino-aprendizagem do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |