Pensando bases para a criação arquitetônica: um estudo sobre as preferências estético-arquitetônicas de estudantes segundo estágios de aprendizagem
View/ Open
Date
2015-10-01Author
Orsi, Giuliano
Elali, Gleice Azambuja
Metadata
Show full item recordAbstract
Entendendo a importância do repertório arquitetônico como elemento que potencializa a criatividade projetual em Arquitetura e Urbanismo, o trabalho objetiva analisar as preferências estético-arquitetônicas de estudantes, consideradas parte do background do aluno (e do futuro profissional) e, portanto, fator que influencia a sua criatividade. Parte-se da hipótese de que, enquanto as preferências dos alunos iniciantes abarcam um repertório diversificado, nos estágios mais avançados de aprendizagem há uma convergência para repertórios próprios da arquitetura moderna. A pesquisa utilizou um instrumento com trinta imagens de obras referenciais de variados períodos históricos (abrangendo desde o final do século XVIII até a atualidade) que foi aplicado a estudantes em três estágios de aprendizagem: inicial, intermediário e avançado. O estudo ocorreu em três instituições de ensino localizadas em regiões distintas (e distantes) entre si: UFRN (localizada em Natal-RN), UFT (Palmas-TO) e UL (Lisboa-Portugal). Embora ainda não possam ser generalizados, os resultados obtidos mostram uma forte tendência para a confirmação da hipótese dentre os participantes brasileiros, diversamente do que acontece com os portugueses. Alerta-se para a necessidade de ampliar a bagagem projetual dos estudantes como modo para instrumentalizá-los mais amplamente para a atividade criativa.