dc.contributor.author | Orsi, Giuliano | |
dc.contributor.author | Elali, Gleice Azambuja | |
dc.date.accessioned | 2021-08-08T02:06:00Z | |
dc.date.available | 2021-08-08T02:06:00Z | |
dc.date.issued | 2015-10-01 | |
dc.identifier.isbn | 978-85-63014-14-6 | |
dc.identifier.uri | http://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/1132 | |
dc.description | Artigo publicado no 7º Seminário PROJETAR nos dias 30 de setembro a 02 de outubro de 2015, no Hotel Praiamar/Ponta Negra, Natal. | pt_BR |
dc.description.abstract | Entendendo a importância do repertório arquitetônico como elemento que potencializa a criatividade projetual em Arquitetura e Urbanismo, o trabalho objetiva analisar as preferências estético-arquitetônicas de estudantes, consideradas parte do background do aluno (e do futuro profissional) e, portanto, fator que influencia a sua criatividade. Parte-se da hipótese de que, enquanto as preferências dos alunos iniciantes abarcam um repertório diversificado, nos estágios mais avançados de aprendizagem há uma convergência para repertórios próprios da arquitetura moderna. A pesquisa utilizou um instrumento com trinta imagens de obras referenciais de variados períodos históricos (abrangendo desde o final do século XVIII até a atualidade) que foi aplicado a estudantes em três estágios de aprendizagem: inicial, intermediário e avançado. O estudo ocorreu em três instituições de ensino localizadas em regiões distintas (e distantes) entre si: UFRN (localizada em Natal-RN), UFT (Palmas-TO) e UL (Lisboa-Portugal). Embora ainda não possam ser generalizados, os resultados obtidos mostram uma forte tendência para a confirmação da hipótese dentre os participantes brasileiros, diversamente do que acontece com os portugueses. Alerta-se para a necessidade de ampliar a bagagem projetual dos estudantes como modo para instrumentalizá-los mais amplamente para a atividade criativa. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | - | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | PPGAU/UFRN | pt_BR |
dc.subject | Criatividade | pt_BR |
dc.subject | Preferências Estético-arquitetônicas | pt_BR |
dc.subject | Estudantes | pt_BR |
dc.title | Pensando bases para a criação arquitetônica: um estudo sobre as preferências estético-arquitetônicas de estudantes segundo estágios de aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |