Show simple item record

dc.contributor.authorOrsi, Giuliano
dc.contributor.authorElali, Gleice Azambuja
dc.date.accessioned2021-08-08T02:06:00Z
dc.date.available2021-08-08T02:06:00Z
dc.date.issued2015-10-01
dc.identifier.isbn978-85-63014-14-6
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/1132
dc.descriptionArtigo publicado no 7º Seminário PROJETAR nos dias 30 de setembro a 02 de outubro de 2015, no Hotel Praiamar/Ponta Negra, Natal.pt_BR
dc.description.abstractEntendendo a importância do repertório arquitetônico como elemento que potencializa a criatividade projetual em Arquitetura e Urbanismo, o trabalho objetiva analisar as preferências estético-arquitetônicas de estudantes, consideradas parte do background do aluno (e do futuro profissional) e, portanto, fator que influencia a sua criatividade. Parte-se da hipótese de que, enquanto as preferências dos alunos iniciantes abarcam um repertório diversificado, nos estágios mais avançados de aprendizagem há uma convergência para repertórios próprios da arquitetura moderna. A pesquisa utilizou um instrumento com trinta imagens de obras referenciais de variados períodos históricos (abrangendo desde o final do século XVIII até a atualidade) que foi aplicado a estudantes em três estágios de aprendizagem: inicial, intermediário e avançado. O estudo ocorreu em três instituições de ensino localizadas em regiões distintas (e distantes) entre si: UFRN (localizada em Natal-RN), UFT (Palmas-TO) e UL (Lisboa-Portugal). Embora ainda não possam ser generalizados, os resultados obtidos mostram uma forte tendência para a confirmação da hipótese dentre os participantes brasileiros, diversamente do que acontece com os portugueses. Alerta-se para a necessidade de ampliar a bagagem projetual dos estudantes como modo para instrumentalizá-los mais amplamente para a atividade criativa.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherPPGAU/UFRNpt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectPreferências Estético-arquitetônicaspt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.titlePensando bases para a criação arquitetônica: um estudo sobre as preferências estético-arquitetônicas de estudantes segundo estágios de aprendizagempt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record