Anais dos Seminários PROJETAR: Recent submissions
Now showing items 641-660 of 1233
-
Ateliê de Arquitetura: Forma – Cidade - Relato de Experiência Didática de Disciplina de Projeto Com Ênfase na Discussão Sobre a Conformação da Cidade
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)O presente trabalho relata a experiência didática vivida em uma disciplina de ensino de projeto cuja principal questão apresentada pode ser resumida na pergunta: “como redesenhar a quadra a partir da inserção do edifício ... -
As Múltiplas Faces do Trabalho Arquitetônico
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)O artigo objetiva apresentar as características singulares do trabalho arquitetônico e, através delas, problematizar simultaneamente a noção moderna de trabalho e as mistificações que circundam as atividades criativas. No ... -
Artigo Das Janelas
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Este artigo apresenta a evolução da forma de um conjunto de janelas em um pequeno projeto arquitetônico, e, assim, procura conhecer um pouco do que ocorre durante um processo de conformação específico, entre o início dos ... -
Artesanias Construtivas: Uma Arqueologia de Saberes Arquitetônicos
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Neste artigo, pretendemos discutir a relação do projeto arquitetônico com seus aspectos construtivos na pratica profissional e acadêmica atual. A partir do conceito de “artífice” desenvolvido por Richard Sennett (2008), ... -
Arquiteturas e Sobreposições o Caso do Museu Xul Solar
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)O objetivo deste artigo é chamar a atenção para as formas de atuação no tecido urbano consolidado. Discute-se a importância de se preservar o legado histórico e cultural da arquitetura definida como comum e popular de forma ... -
Arquitetura Contemporânea no Brasil: A Produção dos Jovens Arquitetos nos Portais Especializados Brasileiros
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Este artigo apresenta uma análise de alguns dados levantados no andamento da pesquisa ―Produção e Reprodução do Conhecimento em Arquitetura e Urbanismo: mudanças no Brasil da primeira década do século 21‖. Alguns elementos ... -
Arquitetando... Um Caminho para a Introdução ao Ensino da Arquitetura e do Urbanismo
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)O contexto profissional e didático da arquitetura e do urbanismo têm mudado profundamente tanto em relação à amplitude da atuação do arquiteto na sociedade quanto em relação à utilização de novos meios de representação e ... -
A Reprodução Urbana Conservadora e a Cidade Ensinada nas Fau’s
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)O objetivo deste artigo é explorar criticamente a cidade e propor uma forma de avaliação pedagógica do ensino das FAU’s no intuito de aprofundar sua relação com a transformação da produção do espaço urbano contemporâneo, ... -
A Razão de Ser do Projeto Arquitetônico
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)O projeto arquitetônico é entendido, muitas vezes, como resultante da inspiração do projetista ou como uma simples resposta técnica ao problema projetual apresentado. Visto sob o enfoque da sua qualidade técnica, econômica, ... -
Aquisição de Repertório Geométrico a Partir de Processos de Modelagem de Obras de Candela e Calatrava
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Aprender arquitetura a partir da análise de casos de projeto é uma prática estabelecida no contexto de escolas de arquitetura. Representar graficamente obras exemplares promove ainda mais a apreensão da forma, considerando-se ... -
Aprendendo Com os Baupiloten e Pensando o Ensino de Projeto da Fau/urfj
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Este artigo analisa a metodologia do ensino de projeto de arquitetura do grupo “Die Baupiloten”, de Berlim, composto por estudantes e arquitetos que elaboram e realizam projetos de reformas de ambientes escolares. O projeto ... -
A Paisagem e a Intervenção em Sítios Históricos
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)A paisagem como elemento permanente na intervenção arquitetônica e a consideração desta como parte integrante das questões projetuais é a premissa para o desenvolvimento deste artigo que trata da interligação de duas ... -
Antropofagia no Ensino Introdutório de Projeto Duas Décadas de Experiência
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Esse artigo discute a experiência de ensino do Laboratório Gráfico para Experimentação Arquitetônica (Lagear). As pesquisas do laboratório tem dado suporte a disciplinas introdutórias de projetos no primeiro período do ... -
Análise de Projetos Residenciais Não Construídos de Vilanova Artigas: a Interpretação da Concepção de Espaços a Partir de Modelos Físicos
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Este artigo tem como objetivo investigar alguns exemplares dos projetos residenciais não construídos do arquiteto Vilanova Artigas. A concepção formal e espacial desses projetos é analisada a partir do uso de modelos físicos ... -
Análise de Projetos como Ferramenta Didática no Ensino de Projeto
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)O objetivo deste texto é discutir a relevância do estudo de projetos de arquitetura para a habilidade de projetar, em geral, e para o ensino de projeto, em particular. São duas as perguntas que pretendemos debater: em que ... -
Análise de Ferramentas de Avaliação de Projetos de Edificações Escolares do Estado de São Paulo
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Estudos sobre o processo de projeto da FDE mostraram que os profissionais necessitam de apoio, especialmente para a verificação de projetos ainda em desenvolvimento. Este trabalho tem o objetivo de analisar ferramentas de ... -
Análise da Funcionalidade em Habitação Compacta em Florianópolis
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Este trabalho realiza caracterização e análise de funcionalidade de uma habitação compacta com espaços internos integrados e dimensões reduzidas, localizada na região metropolitana de Florianópolis/SC. A análise requer a ... -
Análise Crítica da Obra do Arquiteto Eric Owen Moss
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Significant changes have emerged in the ways architectural space in some of the work from the '90s. These, linked to the emergence of new dominant ways of "building" the idea of actually transforming the architectural ... -
Análise Ambiental de Estratégias Projetuais Um Elo Entre Ciência Ambiental e Estética
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)Apesar do reconhecimento da importância da incorporação do tema ambiental na prática projetual, gerando uma arquitetura mais respeitosa ao ambiente, confortável e eficiente energeticamente, segue persistindo no Brasil um ... -
A Modelagem Física como Processo de Investigação de Estruturas Recíprocas. Estudo de Caso: Projeto de Uma Cooperativa de Costura
(NPGAU/UFMG, 2011-10-01)O presente trabalho descreve a importância da conexão entre teoria e prática como metodologia de projeto no desenvolvimento do Trabalho Final de Graduação, principalmente sobre assuntos com pouca difusão nas escolas de ...