Now showing items 1161-1180 of 1506

    • Projetos de Residências e Escolas como Intervenções no Campo da Saúde Infantil: Um Estudo a Partir de Manuais de Puericultura e Higiene Escolar. 

      Lima, Ana Laura (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      Este texto analisa as recomendações dos médicos higienistas para a construção de escolas e residências no período compreendido entre 1917 e 1968. Recorrendo-se ao exame de sete manuais de puericultura e cinco manuais de ...
    • Projeto Final. Síndrome Das Cavernas: Muito Blá Blá Blá, Alguma História e Nenhuma Teoria 

      Marques, Sonia; Loureiro, Claudia (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      Houve um tempo em que se dizia: linguagem de arquiteto é desenho (Marques, 2005). Palavras, raras no discurso profissional, na maior parte das vezes, eram enfeite. Enfeite que, se não era crime – como pensava Loos o ser ...
    • Projeto e Tecnologia – o Desenvolvimento em Processos 

      Paixão, Victor; Castro, Bruno (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      Desde a concepção inicial do projeto arquitetônico, da gênese da idéia, até a real execução do edifício, há um intenso processo de desenvolvimento e aprimoramento das soluções projetuais. Por abordarmos o projeto e seus ...
    • Projeto e Método 

      Brandão, Otavio (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      Este artigo problematiza a utilização de métodos como guias suficientes para a obtenção da forma arquitetônica. Entre Durand e Alexander floresceu a pesquisa pelo método de projeto arquitetônico. Essa herança nos faz pensar ...
    • Projeto como Investigação: Ensino, Pesquisa e Prática 

      Abascal, Eunice Helena; Bilbao, Carlos (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      O projeto como concepção do espaço arquitetônico admite especificidade, como organização espacial articuladora de intenções, significados, percepções e usos. Pode ser compreendido como ato de organização de um complexo ...
    • Projetando o ‘entre’: Memória, Corpo, Cidade 

      Pinheiro, Ethel; Duarte, Cristiane Rose (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      Pensar o espaço, em seu conceito lato, é tarefa sobre a qual se debruçam diversas ciências. A arquitetura, interpolando teoria e prática, assume variadas posturas que vêm desbravando soluções no ato de projetar este espaço ...
    • Programa & Evento ou o Evento do Programa, Uma Questão de Conceituação 

      Farina, Miguel; Barbosa, Rinaldo (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      A interpretação do programa, como ponto de partida da ação projetual, pode ser uma das chaves para entender a produção e a argumentação teórica da arquitetura contemporânea. Desta forma buscamos entender, a partir do ...
    • Pensar Sobre Rastros 

      Guatelli, Igor (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      Este texto aborda as possibilidades de des-limitação da Arquitetura e os possíveis processos de mediação e amálgama com a Cidade. Parte da premissa da importância de micro-políticas urbanas que se formam e se desfazem a ...
    • O Projeto de Paisagismo como Instrumento Metodológico para o Aprendizado do Projeto do Espaço Arquitetônico: Uma Abordagem Integral do Estudo Sobre Construções e Espaços Livres 

      Ceniquel, Mario; Figueiredo, Guilherme (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      O trabalho a ser apresentado configura um relato sobre a disciplina de Projeto Paisagístico I, da FAU/UFRJ, que sublinha os principais aspectos didáticos dessa atividade docente, inserida no escopo dos procedimentos ...
    • O Espaço do Projetar e o Desenho de Cara a Um Ensino da Arquitetura em Renovação 

      Riva, Javier (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      Por espaço de projetar arquitetura entendemos (com Boudon e Blanchot) o âmbito do arquiteto (e o estudante) projetando. A situação em que o que projeta se instala para configurar conjeturas. Esta parte enquadradora se ...
    • Le Corbusier, Lado B 

      Peixoto, Marta (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      A Arquitetura Moderna entende que o espaço deve ser um contínuo unitário, sem a separação entre exterior e interior, que os edifícios devem tornar-se transparentes, o máximo possível, e as paredes, desaparecer, junto com ...
    • Imagens Poéticas do Corpo Contemporâneo: Uma Potencialidade Projetual Latente. 

      Duarte, Rovenir (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      Eupalinos dizia a Fedro ‘...ao compor a morada, ao buscar sua forma com amor, aplicando‐me em criar um objeto que delicie os olhos (...) o corpo é um instrumento admirável’1. O aprendizado arquitetônico mais básico, ...
    • Espaços Públicos como Híbridos: Qual Situação, Qual Posição? 

      Castro, Luiz Guilherme (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      Estabelecendo distinções e conexões entre a investigação de caráter cientista e aquela de natureza projetual, o artigo desenvolve questões relativas a abordagens contemporâneas dos espaços públicos no campo da arquitetura ...
    • Espaço, Corpo e Movimento Notas Sobre a Pesquisa da Espacialidade na Arquitetura 

      Aguiar, Douglas (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      O propósito deste texto é recuperar o tema da condição espacial, e suas implicações na vida humana, para o campo da teoria da arquitetura e do urbano. A condição espacial tem sido em geral figurante secundário na teoria ...
    • Ensino e Aprendizagem de Projeto: Primeiras Incursões 

      Perrone, Rafael (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      Este trabalho relata a experiência de uma disciplina inicial de projeto, realizada desde 1998, na FAUUSP Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. A proposta da disciplina foi a de reunir, num só ...
    • El Hombre Del Renacimiento En La Era de Lo Específico 

      Butragueño, Belém (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      Reflexión sobre el papel del arquitecto en la sociedad actual y su adaptación a los cambios constantes de pensamiento que se producen en la Era de lo Específico. Desde la percepción del Arquitecto como el último gran ...
    • Desde Dentro Y Desde Fuera. Del Todo a Las Partes Y de Las Partes Al Todo. 

      Riva, Javier (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      O trabalho reúne, em duas polaridades, os modos singulares de proceder na produção de qualquer coisa (em particular dos artifícios envolventes) para, relativamente esclarecidos, rastreá-los nos modos de fazer profissionais ...
    • Crítica Radical à Metropole: a Construção do Debate 

      Rubano, Lizete Maria; Guatelli, Igor; Fehr, Lucas; Villac, Maria Isabel; Figueroa, Mario; Barbosa, Marcelo (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      COm a oportunidade da pesquisa Crítica radical à metropole: ensaios e projetação, investigamos algumas questões que nos têm motivado no ensino e na discussão da condição conteporânea das metrópoles e da atividade projetual. ...
    • Conversando Com o Arco 

      Perrone, Rafael (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      Este trabalho investiga a apropriação do elemento – Arco – em três obras de arquitetura. Seu objetivo é o de revelar distintas formas de sua aparição, como componente arquitetônico. O arco é um elemento estrutural curvo ...
    • Arquiteto Sempre Tem Conceito, Esse É o Problema 

      Kapp, Silke; Nogueira, Priscilla; Baltazar, Ana Paula (FAU-PPGAU-UPM/SP, 2009-10-01)
      A frase do título provém de uma entrevista sobre autoprodução de moradias. O entrevistado queria ajuda para conceber a casa que pretendia construir, mas não queria um arquiteto, porque “arquiteto sempre tem conceito - esse ...