Projeto como Investigação: Ensino, Pesquisa e Prática
View/ Open
Date
2009-10-01Author
Abascal, Eunice Helena
Bilbao, Carlos
Metadata
Show full item recordAbstract
O projeto como concepção do espaço arquitetônico admite especificidade, como organização espacial articuladora de intenções, significados, percepções e usos. Pode ser compreendido como ato de organização de um complexo sistema de decisões e escolhas, envolvendo também a materialidade que define a concretização do objeto. O projeto como mediação da complexidade da arquitetura, admite indagar sobre a forma como essa qualidade complexa se torna linguagem capaz de o representar, e quais seriam os seus determinantes e natureza. Este trabalho analisa a dependência entre uma estrutura intrínseca ao espaço ou ciência topológica (a qualidade, representada pelo sistema de conexões espaciais projetado), a quantidade, escalar e métrica (a parametrização do espaço) e o enunciado e incorporação de atributos (intenções significativas ou semânticas) a essa estrutura. O projeto de arquitetura é compreendido como a síntese resultante da articulação entre uma estrutura espacial (a topologia) e o significado, intencionalmente proposto por um sujeito do conhecimento arquitetônico. Propõe-se que cabe a este sujeito conceber a singularidade da expressão arquitetônica, especificando e transformando a estrutura das relações topológicas. À sintaxe espacial da topologia, articulam-se as dimensões semântica (a produção do significado) e pragmática. Esta última configura o uso e percepção espacial materializadas pelo movimento do corpo no espaço,