dc.description.abstract | O ambiente escolar atua como importante fomentador do desenvolvimento infantil. Contudo, para tornar esse ambiente favorável ao desenvolvimento das atividades escolares é necessário um olhar atento sob as relações pessoa-ambiente, ou, especificamente, criança-escola. Para tanto, o presente artigo objetiva analisar a relação entre o ambiente sócio físico e as atividades desenvolvidas em uma escola de educação infantil, no sentido de entender o seu funcionamento e discutir sua configuração espacial enquanto facilitadora ou inibidora do desenvolvimento de atividades. A pesquisa foi desenvolvida na Escola de Educação da Universidade Federal da Paraíba, na cidade de João Pessoa, Paraíba – Brasil, com crianças entre 2 e 3 anos de idade. Para o método optou-se por trabalhar à luz da Psicologia Ambiental, lançando mão de estudos de behavior settings. Na análise dos ambientes da Escola, especificamente, salas de aula e pátio, verificou-se que há a uma integração dos alunos durante as atividades, propiciada, em especial, pelos espaços flexíveis e com múltiplos usos, que favorecem a execução das atividades propostas. Além disso, observou-se que o método aplicado foi eficaz para a proposição de melhorias nos ambientes, a fim de se ter uma aprendizagem mais eficiente, em conformidade e sinomorfia com as atividades realizadas e o processo de aprendizagem da criança. Demonstrando com isso, a importância da observância da relação pessoa-ambiente para o bom desempenho das atividades em ambientes de educação infantil. | pt_BR |