Projetos de Arquitetura: a Aprendizagem Cotidiana em Escritórios e a Relação Com a Gestão
Abstract
Este artigo aborda o cotidiano da produção de projetos em escritórios de arquitetura com o objetivo de desvelar como as pessoas aprendem a fazer/elaborar projetos de arquitetura na prática. Para isso, relaciona duas abordagens antropológicas à aprendizagem de fazer projetos: a ‘aprendizagem situada’, de Jean Lave, e a ‘constituição da habilidade’, de Tim Ingold. O foco do estudo da aprendizagem aqui proposto centra-se nas práticas que leva o iniciante a compreender o processo, a partir das relações com outros aprendizes e com os mais experientes. Diferentemente dos estudos que investigam o ensino na sala de aula – que focaliza as práticas docentes, revelando as formas como o projeto é ensinado (a didática). A pesquisa foi realizada em dois escritórios de arquitetura mediante o estudo e análise dos sistemas de gestão do processo de projeto, da observação cotidiana da produção de projetos e, de entrevistas. Conclui-se que a constituição das habilidades do arquiteto se forma principalmente nesses contextos, com engajamento nas práticas cotidianas e, sobretudo com a repetição das atividades e dos processos no dia a dia.