Show simple item record

dc.contributor.authorCorrêa, Glaucinei
dc.date.accessioned2021-08-05T00:44:59Z
dc.date.available2021-08-05T00:44:59Z
dc.date.issued2013-11-01
dc.identifier.isbn2237-5007
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/847
dc.descriptionArtigo publicado no VI Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2013 - Salvador/BA.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo aborda o cotidiano da produção de projetos em escritórios de arquitetura com o objetivo de desvelar como as pessoas aprendem a fazer/elaborar projetos de arquitetura na prática. Para isso, relaciona duas abordagens antropológicas à aprendizagem de fazer projetos: a ‘aprendizagem situada’, de Jean Lave, e a ‘constituição da habilidade’, de Tim Ingold. O foco do estudo da aprendizagem aqui proposto centra-se nas práticas que leva o iniciante a compreender o processo, a partir das relações com outros aprendizes e com os mais experientes. Diferentemente dos estudos que investigam o ensino na sala de aula – que focaliza as práticas docentes, revelando as formas como o projeto é ensinado (a didática). A pesquisa foi realizada em dois escritórios de arquitetura mediante o estudo e análise dos sistemas de gestão do processo de projeto, da observação cotidiana da produção de projetos e, de entrevistas. Conclui-se que a constituição das habilidades do arquiteto se forma principalmente nesses contextos, com engajamento nas práticas cotidianas e, sobretudo com a repetição das atividades e dos processos no dia a dia.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherPPGAU/FAU-UFBApt_BR
dc.subjectProjeto de Arquiteturapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectCotidianopt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.titleProjetos de Arquitetura: a Aprendizagem Cotidiana em Escritórios e a Relação Com a Gestãopt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record