Relação Ensino Aprendizagem: A Arquitetura Contemporânea e sua Inserção em Sítios Históricos
Abstract
O presente artigo é um relato de uma experiência pedagógica desenvolvida na disciplina de Patrimônio Arquitetônico e Técnica Retrospectiva, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), durante o segundo semestre do ano de 2010. A experiência abordou a intervenção contemporânea em um sítio patrimonial, através da reflexão durante o ato de projetar. Tendo como aplicação a ponte de Ferro da comunidade de São Roque pertencente ao município de Criciúma (SC). Esse estudo surgiu a partir de uma solicitação da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), no qual envolveu os acadêmicos da quinta fase e docentes do curso. A metodologia aplicada foi aulas teórico-expositivas, visitas à campo e aulas projetuais realizadas na disciplina citada acima. O resultado foi a elaboração de projetos acadêmicos, através de um exercício de projeto envolvendo sete equipes de trabalho composta por no máximo 4 alunos, foram apresentadas á FCC duas propostas.