Show simple item record

dc.contributor.authorVeloso, Pedro
dc.date.accessioned2021-08-04T22:29:18Z
dc.date.available2021-08-04T22:29:18Z
dc.date.issued2011-10-01
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/722
dc.descriptionArtigo publicado no V Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2011 - Belo Horizonte/MG.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo trata da relação entre o processo de projeto e seus diversos instrumentos de suporte. Em contraponto a uma visão idealista da criação arquitetônica (psicografia), que minimiza a importância da ação do projetista, o trabalho defende a hipótese de que os instrumentos de projeto, com suas possibilidades e limites, estimulam modos específicos de concepção. Para tanto, articula diversos autores relevantes no campo do conhecimento, buscando identificar o projeto como um processo baseado na reciprocidade entre ação, percepção e reflexão, tendo por suporte os sistemas de representação (instrumentos). Após compreender essa relação, são apresentados e analisados textos e projetos que evidenciem a importância dos instrumentos na concepção arquitetônica. Como consideração final, o artigo reivindica uma compreensão explícita e uma postura crítica frente aos instrumentos de projeto, destacando, na atualidade, os riscos inerentes à excessiva difusão de técnicas pelos instrumentos digitais.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherNPGAU/UFMGpt_BR
dc.subjectConcepçãopt_BR
dc.subjectInstrumentopt_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.titleIdiossincrasias Instrumentais ou negando a psicografia arquitetônicapt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record