Show simple item record

dc.contributor.authorGouveia, Anna
dc.contributor.authorBernardi, Núbia
dc.contributor.authorCastro, Thalita
dc.date.accessioned2021-08-04T22:06:41Z
dc.date.available2021-08-04T22:06:41Z
dc.date.issued2011-10-01
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/681
dc.descriptionArtigo publicado no V Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2011 - Belo Horizonte/MG.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo relata uma atividade didática de projeto em arquitetura para alunos ingressantes, na qual o ponto de partida se deu pela análise de textos de grande valor literário, um deles uma peça de teatro. Partindo do pressuposto de que ler obras de literatura ativa a imaginação visual, foi proposto aos alunos a apreciação de alguns capítulos de Cidades Invisíveis de Ítalo Calvino e quatro peças de Shakespeare. Esta escolha se deu também em função do método empregado no exercício de projeto: a combinação. Os alunos deveriam combinar uma das obras de Shakespeare com uma das Cidades de Calvino, resultando não em um novo texto, mas em um cenário para uma encenação de rua. Apesar da técnica da combinação propiciar a mistura dos dois elementos, um deles tem preponderância valorativa sobre o outro. Neste caso, Calvino deveria dar a base da configuração do cenário para a trama narrada por Shakespeare.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherNPGAU/UFMGpt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.titleCalvino e Shakespeare no Atelier de Projeto - Criatividade e Originalidade no Processo de Ensino-aprendizagem da Arquiteturapt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record