Show simple item record

dc.contributor.authorGrigoletti, Giane
dc.date.accessioned2021-08-04T00:42:34Z
dc.date.available2021-08-04T00:42:34Z
dc.date.issued2009-10-01
dc.identifier.isbn978-85-88157-12-5
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/569
dc.descriptionArtigo publicado no IV Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2009 - São Paulo/SP.pt_BR
dc.description.abstractUm dos problemas que se verifica na avaliação do processo de ensino-aprendizagem em Ateliês de Projeto de Arquitetura e Urbanismo é o caráter subjetivo dos requisitos que devem ser satisfeitos pelos trabalhos dos alunos, que, em geral, sentem-se incapazes de compreender os requisitos usados pelos professores na avaliação. Soma-se o fato dos próprios professores não considerarem importante a explicitação de tais requisitos. Este assunto tem despertado o interesso de alguns pesquisadores que tentam analisar, discutir e sistematizar a avaliação e os subsídios para a mesma, tornando-a mais objetiva. Partindo-se do pressuposto de que os ateliês, de caráter teórico-prático, devem basear-se em um processo contínuo organizado em etapas articuladas e que deve ficar claro ao acadêmico quais os objetivos que o mesmo deve atingir, é importante explicitar os requisitos considerados na avaliação do processo de ensino-aprendizagem. Este artigo apresenta uma proposta de requisitos para a avaliação do processo de ensinoaprendizagem em Ateliês de Arquitetura, encaixando-se no eixo Proposição do Projetar 2009. Tais requisitos foram construídos a partir de bibliografia sobre o assunto e através da experiência construída ao longo de seis anos de ministério de disciplinas de projeto arquitetônico. Os requisitos baseiam-se em domínios cognitivos desenvolvidos pelos alunos e são classificados segundo condicionantes de projeto, vínculos com a Estética, História e Teoria, necessidades dos usuários, conceito-forma, exeqüibilidade, organização espacial, escala, representação e defesa oral, a partir da visão de diversos autores. O que tem sido observado ao longo da experiência é que os acadêmicos desenvolvem sua capacidade de reflexão e crítica objetiva nas diferentes etapas de desenvolvimento da disciplina, sentem-se mais seguros na exposição de suas idéias, na argumentação e aceitam os graus atingidos nas disciplinas com uma maior consciência dos problemas e potencialidades relativos às suas tomadas de decisão.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherFAU-PPGAU-UPM/SPpt_BR
dc.subjectEnsino de Projetopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectProposiçãopt_BR
dc.titleProposta de Requisitos de Avaliação para Disciplinas de Projeto de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record