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dc.contributor.authorSilva, Robson
dc.contributor.authorAmorim, Luiz Manuel
dc.date.accessioned2021-08-04T00:34:02Z
dc.date.available2021-08-04T00:34:02Z
dc.date.issued2009-10-01
dc.identifier.isbn978-85-88157-12-5
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/553
dc.descriptionArtigo publicado no IV Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2009 - São Paulo/SP.pt_BR
dc.description.abstractNas últimas décadas, houve um avanço extraordinário no desenvolvimento de ferramentas de desenho paramétrico, sistema no qual os parâmetros do modelo é que são declarados e não a sua forma. Essas tecnologias vêm sendo paulatina e deliberadamente transladadas das indústrias aeroespacial e automotiva para Arquitetura e para o Urbanismo, constituindo o que vem sendo chamado de urbanismo paramétrico - um procedimento teórico e metodológico desenvolvido no âmbito da prática do escritório Zaha Hadid Architects para o projeto urbano de larga escala. No entanto, é verificado nos discursos de vários autores envolvidos com a prática do referido escritório que, apesar das potencialidades oferecidas pelo urbanismo paramétrico para aumentar a eficiência e qualidade das propostas urbanas, o modelo é sensível apenas a parâmetros formais, ambientais e funcionais. Parâmetros de configuração do espaço, fundamentais para o entendimento das dinâmicas urbanas, bem como para a proposição de novas formas urbanas, não são explorados. Este artigo analisa, portanto, a emergência desse novo modelo de urbanismo, procurando identificar seus limites e apontar perspectivas para seu aprimoramento. O artigo está estruturado em três tópicos principais: (1) Emergências, onde se discute a emergência do urbanismo paramétrico no contexto das recentes teorias do Design e da Computação; (2) Limites, onde são apresentados os pressupostos teóricos do urbanismo paramétrico e analisados três projetos urbanos produzidos pelo escritório Zaha Hadid Architects entre os anos de 2001 e 2008 (One North Masterplan, em Cingapura; Kartal-Pendik Masterplan, em Istambul e Thames Gateway, em Londres), procurando identificar os parâmetros explorados e apontar as limitações do modelo; e, por fim, (3) Perspectivas, um tópico conclusivo, onde são propostas possibilidades de aprimoramento do modelo a partir da introdução de parâmetros de configuração espacial, fundamentados nos paradigmas de urbanidade e formalidade, como formulados por Frederico de Holanda. Argumenta-se que o modelo poderia ser aprimorado se tais parâmetros fossem explorados.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherFAU-PPGAU-UPM/SPpt_BR
dc.subjectProjeto Urbanopt_BR
dc.subjectSintaxe Espacialpt_BR
dc.subjectProjetopt_BR
dc.subjectUrbanismopt_BR
dc.titleO Urbanismo Paramétrico de Zaha Hadid: Emergências, Limites e Perspectivas.pt_BR
dc.typeArticlept_BR


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