A Produção do Repertório Crítico Associada aos Processos e Transformações da Configuração do Espaço Urbano Desenvolvida na Atividade de Fundamentação do Trabalho Final de Graduação
View/ Open
Date
2009-10-01Author
Stuermer, Monica
Brocaneli, Pérola
Bedendo, Ivana
Sant’anna, Silvio
Metadata
Show full item recordAbstract
O Trabalho Final de Graduação, TFG, foi implantado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo no primeiro semestre de 2002, em substituição ao TGI, Trabalho de Graduação Interdisciplinar. Como uma estrutura desvinculada da grade curricular convencional, tratar-se de uma atividade múltipla, sem caráter de disciplina, cujo objetivo é dotar o aluno de fundamentos para a realização do trabalho de sua escolha, bem como reforçar o caráter multidisciplinar do processo. A atividade de crítica e fundamentação, parte do escopo do TFG, é oferecida no 10º semestre da faculdade de arquitetura e urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie e engloba discussões de natureza crítica que buscam fundamentar a adequação, viabilidade e pertinência dos projetos. O objetivo da atividade de fundamentação e crítica é fazer com que o formando exercite, durante a concepção projetual, as questões relacionadas aos processos e transformações do espaço urbano. Estes conflitos são de extrema importância para a construção do pensamento crítico do aluno de arquitetura e exige a busca das experiências e aprendizados pessoais, bem como a capacidade do aluno de buscar as referências multidisciplinares adquiridas na escola. Este artigo mostra, de forma sucinta, como a atividade de fundamentação e crítica desenvolve seus trabalhos, apresentando alguns dos resultados produzidos pelos alunos.