Apreciação de Experiência Pedagógica Focada na Visualização do Espaço Tridimensional, Utilizando Meios de Representação Digital
View/ Open
Date
2009-10-01Author
Moura, Rosa Maria
Chiarelli, Ligia Maria
Borda, Adriane
Burck, Luisa
Vasconselos, Tássia
Metadata
Show full item recordAbstract
Este artigo apresenta a apreciação de experiência pedagógica em disciplina de projeto arquitetônico focada na visualização do espaço tridimensional procurando contribuir na compreensão de como os meios de representação digital auxiliam na visualização do espaço tridimensional. A partir da compreensão que o processo de ensino de arquitetura se dá em três dimensões, o foco da disciplina está no desenvolvimento de estudos volumétricos e princípios norteadores de qualidade espacial, sendo o diferencial dessa proposta a inclusão de recursos de representação digital desde o inicio do projeto. Como produto são apresentadas reflexões críticas. O método de pesquisa inclui revisão bibliográfica e avaliação de experiência pedagógica. As ferramentas incluídas no estudo foram os software Google Earth, Google SketchUp e Gimp, todos encontrados em versões gratuitas. Como motivações para o estudo identificamos a dificuldade dos alunos na percepção da arquitetura em 3D; o declínio da habilidade de desenho e a crescente resistência a sua utilização, aliado ao encantamento progressivo por imagens produzidas a partir de modelagem geométrica e visual. Com este trabalho procurou-se sistematizar um processo de aproveitamento de ferramenta gráfica para o desenvolvimento de visão tridimensional na elaboração em projetos arquitetônicos. O eixo – PROPOSIÇÃO - foi escolhido tendo em vista a intenção da disciplina de questionar o método tradicional de ensino em que o projeto é desenvolvido primordialmente a partir da planta baixa. O desafio foi encontrar caminhos através da representação digital, que auxiliassem a perceber a arquitetura como processo tridimensional, sem reduzir a experiência ao fetiche do instrumento. As palavras chave, AMBIENTE/PROCESSO, fazem referência ao foco da disciplina, centrada no desenvolvimento da capacidade de entender a relações espaciais, sendo a disciplina entendida como um processo, onde o aluno aprende a relacionar volumes, gera espaços e qualifica esses ambientes tornado-os agentes promotores de laços sociais e qualidade de vida.