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dc.contributor.authorMedeiros, Valerio
dc.contributor.authorHolanda, Frederico
dc.date.accessioned2021-08-03T23:53:11Z
dc.date.available2021-08-03T23:53:11Z
dc.date.issued2009-10-01
dc.identifier.isbn978-85-88157-12-5
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/480
dc.descriptionArtigo publicado no IV Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2009 - São Paulo/SP.pt_BR
dc.description.abstractParece residir o problema da projetação arquitetônica não apenas na ausência de clareza sobre os subsídios de projeto, e sim nas próprias teorias que lhes dão suporte. HILLIER e HANSON (1997) afirmam, por exemplo, que os corpos teóricos em arquitetura tem sido “extremamente normativos e pouco analíticos”. Das estratégias analíticas, a Teoria da Lógica Social do Espaço ou Sintaxe Espacial tem merecido destaque devido à ênfase sistêmica ou relacional para a investigação do espaço construído/pré-figurado. A teoria contempla técnicas de entendimento e representação do espaço, busca antever as respostas que o meio construído dará à sociedade, uma vez que as relações sociais acontecem no espaço, que responde e afeta tais relações. O espaço não é um elemento passivo. É também uma variável independente. Este trabalho, portanto, apresenta uma série de reflexões sobre a adoção da abordagem em disciplinas de projeto (Projeto 2, Projeto 6, Projeto 7 e Planejamento Urbano) nos Cursos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília e do Centro Universitário Unieuro (Brasília – DF). A iniciativa ocorre em consonância com o Projeto Pedagógico e/ou as ementas disciplinares, que interpretam o ensino de arquitetura como a capacitação em projetar qualquer espaço socialmente utilizado, a partir de um processo de ensino-aprendizagem baseado na Teoria Dimensional, ao estabelecer a associação entre os atributos de configuração dos lugares e as correspondentes expectativas sociais (HOLANDA e KOHLSDORF, 1995; KOHLSDORF et. al, 2001; KOHLSDORF e KOHLSDORF, 2005; HOLANDA, 2007). Resultados obtidos entre 2006 e 2008 têm demonstrado a eficácia da sistemática para o esclarecimento aos alunos de aspecto da arquitetura usualmente desconhecido ou pouco explorado, a despeito de uma considerável bibliografia nacional sobre o tema: a dimensão copresencial/sociológica, produto do olhar da Sintaxe Espacial, em que são observados os efeitos da configuração para restringir ou fomentar encontros e esquivanças no espaço construído.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherFAU-PPGAU-UPM/SPpt_BR
dc.subjectConceitopt_BR
dc.subjectFormapt_BR
dc.subjectHorizontept_BR
dc.subjectProposiçãopt_BR
dc.titleA Configuração como Estratégia para o Projeto: Experiências e Reflexõespt_BR
dc.typeArticlept_BR


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