Show simple item record

dc.contributor.authorArcipreste, Juliane
dc.contributor.authorPaulo Afonso, Fonseca
dc.date.accessioned2021-08-03T23:51:21Z
dc.date.available2021-08-03T23:51:21Z
dc.date.issued2009-10-01
dc.identifier.isbn978-85-88157-12-5
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/477
dc.descriptionArtigo publicado no IV Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2009 - São Paulo/SP.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo principal do artigo é propor, com base nos pressupostos de Vygotsky sobre a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), complementada pelo conceito de reflexão-na-ação de Schön e pela proposta da pedagogia da autonomia de Freire, um caminho via aprendizagem para a conquista da autonomia projetual do aluno e a construção social do seu conhecimento. Para tanto os autores apresentam a estruturação de uma abordagem de análise e observação do ambiente construído em uso, ainda em processo de construção, que estimula a reflexão-crítica coletiva dos alunos, a motivação e a interação destes com o contexto real de projeto (usuário e ambiente construído).pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherFAU-PPGAU-UPM/SPpt_BR
dc.subjectAutonomia Projetualpt_BR
dc.subjectErgonomiapt_BR
dc.subjectAbordagem Experiencialpt_BR
dc.subjectEixo Proposiçãopt_BR
dc.titleA Abordagem Ergonômica Experiencial do Ambiente Construído no Processo de Ensino-aprendizagem no Atelier de Projeto de Arquiteturapt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record