dc.contributor.author | Arcipreste, Juliane | |
dc.contributor.author | Paulo Afonso, Fonseca | |
dc.date.accessioned | 2021-08-03T23:51:21Z | |
dc.date.available | 2021-08-03T23:51:21Z | |
dc.date.issued | 2009-10-01 | |
dc.identifier.isbn | 978-85-88157-12-5 | |
dc.identifier.uri | http://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/477 | |
dc.description | Artigo publicado no IV Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2009 - São Paulo/SP. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo principal do artigo é propor, com base nos pressupostos de Vygotsky sobre a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), complementada pelo conceito de reflexão-na-ação de Schön e pela proposta da pedagogia da autonomia de Freire, um caminho via aprendizagem para a conquista da autonomia projetual do aluno e a construção social do seu conhecimento. Para tanto os autores apresentam a estruturação de uma abordagem de análise e observação do ambiente construído em uso, ainda em processo de construção, que estimula a reflexão-crítica coletiva dos alunos, a motivação e a interação destes com o contexto real de projeto (usuário e ambiente construído). | pt_BR |
dc.description.sponsorship | - | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | FAU-PPGAU-UPM/SP | pt_BR |
dc.subject | Autonomia Projetual | pt_BR |
dc.subject | Ergonomia | pt_BR |
dc.subject | Abordagem Experiencial | pt_BR |
dc.subject | Eixo Proposição | pt_BR |
dc.title | A Abordagem Ergonômica Experiencial do Ambiente Construído no Processo de Ensino-aprendizagem no Atelier de Projeto de Arquitetura | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |