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dc.contributor.authorMartins, Maria Clara
dc.date.accessioned2021-08-03T23:21:18Z
dc.date.available2021-08-03T23:21:18Z
dc.date.issued2009-10-01
dc.identifier.isbn978-85-88157-12-5
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/448
dc.descriptionArtigo publicado no IV Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2009 - São Paulo/SP.pt_BR
dc.description.abstractA simbiose entre ensino, pesquisa e prática sempre esteve presente no processo da educação. Valorizar este trinômio fortalece o seu vínculo no processo investigatório do projeto para que não se perca o equilíbrio entre as partes, e, também, para que não ocorra a possibilidade de uma sobrepor-se às outras. O estudo da tipologia, recorrente na teorização de diversos arquitetos, justifica-se aqui, como processo para investigar o tema – projeto - e suas relações entre o ensino, a pesquisa e a prática, apoiando-se no conceito de tipo como fundamento da arquitetura e na tipologia como o modelo analítico da arquitetura. A aproximação da tipologia como processo de investigação, a partir da ‘comparação metafórica’ na arquitetura, está baseada no entendimento da metáfora enquanto figura de linguagem, em que há a substituição de um termo por outro, na dualidade de significados e na relação de semelhança entre os elementos que esses termos designam. A implantação do Plano Piloto para a Barra da Tijuca na zona oeste do Rio de Janeiro, nos anos 70, de autoria de Lúcio Costa, surge como estudo de caso para esta associação entre a figura de linguagem e o estudo da tipologia, através da percepção das imagens que são criadas pelas metáforas e as relações de semelhança que elas vão produzir, baseadas na intensa discussão entre realizar ou não na Barra a semelhança com a zona sul do Rio. O processo de análise considera a busca da metáfora como um fenômeno enriquecedor para a cultura social e integrante da formação tipológica, sustentando-se no campo teórico por autores que trabalham com a Tipologia, como Quatremère de Quincy, Rossi, Argan e Colquhoun, e, para a aproximação entre Tipologia e Metáfora, através de Moneo, Hegel e Consiglieri.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherFAU-PPGAU-UPM/SPpt_BR
dc.subjectTipologiapt_BR
dc.subjectMetáforapt_BR
dc.subjectArquiteturapt_BR
dc.titleA Tipologia como Processo de Investigação e a Metáfora na Arquiteturapt_BR
dc.typeArticlept_BR


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