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dc.contributor.authorMiranda, Juliana
dc.date.accessioned2021-08-03T22:14:27Z
dc.date.available2021-08-03T22:14:27Z
dc.date.issued2009-10-01
dc.identifier.isbn978-85-88157-12-5
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/410
dc.descriptionArtigo publicado no IV Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2009 - São Paulo/SP.pt_BR
dc.description.abstractEste texto debruça-se sobre o problema da relação entre teoria e projeto, entre o universo das reflexões intelectuais, críticas e analíticas que extrapolam a disciplina arquitetura e o ato mesmo de projetar. A palavra CONCEITO tem sido usualmente empregada para se referir ao ponto de contato entre idéia e FORMA. Na segunda metade do século XX, avolumaram-se movimentos que ressaltaram essa relação e expandiram os limites das teorias que deveriam se fazer confluir na invenção da forma. A supervalorização da teoria se via tanto na consolidação de uma prática teórica, bem como na atenção dada a uma produção arquitetônica de vanguarda que explicitava seus operadores teóricos e metodológicos, da qual se destacaram Peter Eisenman e Daniel Libeskind. Da dedicação à teoria, esses arquitetos estabelecem “problemas arquitetônicos” que são então investigados no meio do próprio objeto, na invenção de poéticas a partir principalmente de uma explícita manipulação e reflexão sobre o PROCESSO de geração formal. No entanto, presenciamos uma reação contra esse conceitualismo na arquitetura, numa tendência que condena a teoria adotada como discurso retórico e legitimador de arbitrários jogos formais. Embora esta crítica pragmatista não representa o desaparecimento da teoria, mas sim a introdução de outras formas de pensamento alternativas ao dominante paradigma lingüístico, levanta o risco dessa defesa pelo puramente pragmático acabar por legitimar uma prática de projetos avessa a qualquer debate intelectual, que evita a explicitação crítica e revisão dos pressupostos e idéias sobre arquitetura subtendidos em suas produções. Acredita-se que devem ser resgatadas algumas lições que se pode apreender de uma revisão crítica da abordagem conceitualista, sobre suas experiências de translação de conceitos aos procedimentos de geração formal. Advoga-se que essa produção contribui para o desenvolvimento de estratégias projetivas diagramáticas não lineares e para a distensão das possibilidades formais da arquitetura.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherFAU-PPGAU-UPM/SPpt_BR
dc.subjectConceitopt_BR
dc.subjectFormapt_BR
dc.subjectProcessopt_BR
dc.subjectHibridaçãopt_BR
dc.titleAlgumas Lições do Conceitualismo na Era da Revanche Pragmatista: Uma Reflexão Sobre o Papel da Teoria para o Projeto como Investigação em Peter Einsenman e Daniel Libeskindpt_BR
dc.typeArticlept_BR


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