Dois tempos de um Porto: narrativa e configuração no ensino de projeto
Abstract
RESUMO O porto de Porto Alegre, desde o início do século XX, um marco da modernização urbana da cidade e hoje se encontra parcialmente abandonado. Com a desativação paulatina, desde os anos 1980, muitos de seus galpões já não mantêm seu uso original. Separados da cidade por extenso muro de contenção de cheias e pela Avenida Mauá, configuram lugar decadente e em progressivo abandono. Sua situação excepcional na área central de Porto Alegre oferece, contudo, instigantes oportunidades de projeto de renovação urbana. O projeto arquitetônico é veículo da transformação e objetiva restaurar a pertinência de um lugar a um determinado tempo. Esse artigo descreve o Porto visto em dois diferentes momentos do ensino de arquitetura: o dos anos 1980 e o de 2006, ambos parte da produção didática da Faculdade de Arquitetura da UFRGS. Nos dois casos, afirma-se a idéia de que a inserção de novo edifício, marcando novo momento de construção da cidade, poderia atuar como propulsor de novas intervenções futuras. As duas narrativas promovem aproximações mas também desencontros: o artigo discute as condições de produção de duas experiências pedagógicas e coteja os campos discursivo e icônico que as caracterizam.