Show simple item record

dc.contributor.authorMedeiros, Ana Elisabete
dc.date.accessioned2021-08-01T21:00:59Z
dc.date.available2021-08-01T21:00:59Z
dc.date.issued2005-11-01
dc.identifier.isbn858802503-5
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/292
dc.descriptionArtigo publicado no II Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2005 - Rio de Janeiro/RJ.pt_BR
dc.description.abstractÉ na busca por uma reflexão em torno da construção do conhecimento e do ensino da arquitetura em seus rebatimentos, práticas, diálogos e interfaces que a questão “Patrimônio cultural, ensino de projeto e profissão de arquiteto: caso ou acaso?” se coloca. A hipótese sobre a qual se edifica esse artigo é a de que o campo do patrimônio cultural em termos da contribuição que representa, ao longo dos últimos 68 anos, ao desenvolvimento do ensino de projeto e da profissão de arquiteto, pode ser visto ora como caso, ora como mero acaso. A fim de confirmar tal hipótese, o texto a seguir apresenta-se estruturado em três diferentes momentos: 1) ser arquiteto, no Brasil, significava ser projetista e modernista de destaque, no exercício de uma profissão não raras vezes associada à atividade de ensino de projeto e defesa heróica do patrimônio nacional em pedra e cal; 2) ao arquiteto de projeto contrapôs-se o brilho do arquiteto-urbanista, cuja atividade estava ligada ao ensino e/ou pesquisa em planejamento urbano e, depois, com a incorporação da temática patrimonial ao contexto das políticas urbanas, à prática da salvaguarda de sítios históricos, área de atuação privilegiada do nascente arquiteto-preservacionista; e 3) em meio aos discursos interdisciplinar, multidisciplinar e trans-disciplinar, o especialista em patrimônio cultural surge como antropólogo, como sociólogo e por quê não?, como arquiteto sem conseguir dar legitimidade à profissão, dependente do reconhecimento do comprometimento com causas sociais, perante as quais o ensino de projeto e a profissão de arquiteto estão em débito.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherPROARQ/FAU-UFRJpt_BR
dc.subjectPatrimônio Culturalpt_BR
dc.subjectEnsino de Projetopt_BR
dc.subjectProfissão de Arquitetopt_BR
dc.titlePatrimônio Cultural, Ensino de Projeto e Profissão de Arquiteto: Caso ou Acaso?pt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record