dc.contributor.author | Lacombe, Octavio | |
dc.date.accessioned | 2021-08-01T19:19:19Z | |
dc.date.available | 2021-08-01T19:19:19Z | |
dc.date.issued | 2005-11-01 | |
dc.identifier.isbn | 858802503-5 | |
dc.identifier.uri | http://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/232 | |
dc.description | Artigo publicado no II Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2005 - Rio de Janeiro/RJ. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho procura demonstrar a experiência do ensino de projeto que adota como estratégia o pensamento analógico e o raciocínio diagramático, postos em prática através da concepção do espaço como processo que se materializa na construção de modelos tridimensionais. Para tanto, faz breve explanação sobre a visão de mundo representada pela cultura e por conseqüência pela a arquitetura, confrontando o método tradicional de ensino de projeto baseado em desenhos bidimensionais à complexidade da atualidade que solicita outras abordagens. Conceitua analogia e diagrama e apresenta os procedimentos baseados na consecução do fazer como estratégia adotada. Projetos desenvolvidos por estudantes são apresentados como exemplos práticos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | - | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | PROARQ/FAU-UFRJ | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Projeto | pt_BR |
dc.subject | Pensamento Analógico | pt_BR |
dc.subject | Raciocínio Diagramático | pt_BR |
dc.title | O Projeto como Descoberta Analogia, Diagrama e Experimentação | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |