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dc.contributor.authorBorba, Adriana Carla
dc.date.accessioned2021-08-01T19:14:13Z
dc.date.available2021-08-01T19:14:13Z
dc.date.issued2005-11-01
dc.identifier.isbn858802503-5
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/223
dc.descriptionArtigo publicado no II Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2005 - Rio de Janeiro/RJ.pt_BR
dc.description.abstractA escola dos “novos tempos” ainda é a escola dos “velhos tempos”, a escola tradicional, formada por turmas razoavelmente grandes, seriada, disciplinar, com o conhecimento centralizado no professor e transmitido oral e unidirecionalmente aos alunos. Este tipo de ensino padronizado, “fast-food” é bastante disseminado na universidade e desconsidera completamente as individualidades do aluno. Para reverter este quadro, o professor deve pensar em como transformar os conhecimentos em conteúdo assimilável conforme as peculiaridades de idade e desenvolvimento dos alunos, nível de conhecimentos e capacidades já alcançados por eles e suas características sócio-culturais e individuais. Se na área do social a proposta é individualizar, o que pode ser feito caso mais específico do ensino de Arquitetura e Urbanismo, em nível graduação, para atender a estas novas demandas? Buscando responder a esta questão, foi realizado um estudo através de pesquisa bibliográfica que defende a proposta de incorporação de um instrumento de diagnóstico dos alunos de graduação, o qual identifique o perfil inicial do aluno assim como qual (is) método (s) de ensino seria mais bem aceito e eficaz no processo de aprendizagem. Acredita-se que a criação e adoção de um instrumento de diagnóstico como este só vem a contribuir no ensino de Arquitetura, especialmente pelo aspecto humanizante que é levado à tona e se torna o foco do trabalho em sala de aula; além disto, é válido por representar uma opção para a inovação no ensino universitário.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherPROARQ/FAU-UFRJpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEnsino de Arquiteturapt_BR
dc.subjectMetodologia de Ensinopt_BR
dc.titleNovos Tempos, Novos Ensinos: É Possível a Criação de Instrumento Paradiagnóstico de Alunos de Arquitetura?pt_BR
dc.typeArticlept_BR


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