Publicações do Grupo Projetar: Recent submissions
Now showing items 261-273 of 273
-
A Interdisciplinaridade no Ensino de Projeto: a Proposta Pedagógica do Projeto Integrado no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unp-mossoró
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)O presente artigo tem como objetivo contribuir para a reflexão sobre a interdisciplinaridade e a integração no ensino de projeto de arquitetura através da análise critica da experiência vivenciada no Curso de Arquitetura ... -
A INFLUÊNCIA DA GEOMETRIA NA CONCEPÇÃO PROJETUAL DO ARQUITETO SANTIAGO CALATRAVA
(Universidad Nacional de La Plata, 2012-10-01)RESUMEN Este documento es un análisis sobre la influencia de la geometría en el diseño proyectual. Se realizó una breve historia de las herramientas utilizadas como parámetros para obtener la forma arquitectónica a lo largo ... -
A humanização gráfica de projetos de arquitetura: uma análise de Trabalhos Finais de Graduação
(FAU-MACKENZIE, 2009-10-01)Como objeto de investigação, o projeto de arquitetura é um documento cujas informações podem ser analisadas sob múltiplas perspectivas. Nesse paper a tônica recai sobre a humanização da proposta, discutida com base em sua ... -
A habitabilidade em HIS: convergências e divergências entre a avaliação técnica e a percepção dos moradores
(4º CIHEL- Congresso Internacional da Habitação no Espaço Lusófono, 2017-03-01) -
A Geometria e o Ensino do Projeto Arquitetônico: Uma Investigação Sobre a Produção de Teses e Dissertações.
(PPGAU/FAU-UFBA, 2013-11-01)O presente trabalho apresenta os principais resultados de uma investigação desenvolvida na disciplina Pesquisa na Área de Projeto, Morfologia e Conforto no Ambiente Construído do curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação ... -
A cristalização da “eterna imagem do passado” nas práticas preservacionistas dos sítios históricos brasileiros: perspectivas para a sua superação?
(PPGAU/UFRN, 2012-09-01)RESUMO O presente artigo se propõe a refletir sobre a abordagem das práticas preservacionistas realizadas pelo órgão federal de preservação patrimonial, o IPHAN – ou de outras instituições, que seguem as referências/recomendações ... -
A criatividade no processo de ensino/aprendizagem do projeto de arquitetura no Brasil - um panorama geral
(IV ENANPARQ, 2016-07-01) -
A concepção estrutural no processo de aprendizagem do projeto de arquitetura: estudo de caso da UFPE
(III ENEA, 2017-06-01) -
Acessibilidade em Habitação de Interesse Social: estudo de caso no Residencial Waldemar Rolim
(VI Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído & VII Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral, 2016-05-01) -
A Avaliação Pós-Ocupacional como base para o projeto de intervenção no Núcleo de Educação da Infância (NEI-UFRN)em Natal/RN, Brasil.
(NUTAU/SP, 2010-11-01)Este artigo apresenta uma proposta para intervenção no espaço físico do Núcleo de Educação da Infância (NEI)/ UFRN de modo a adequá-lo ao recebimento do ensino fundamental. Sua base foi o estudo das principais necessidades ... -
A área das relações pessoa-ambiente e algumas de suas contribuições para a APO
(ANTAC, 2008-10-01)A investigação da satisfação dos usuários com o ambiente construído exige a análise de suas relações com o local (cômodo, edifício, bairro) em função do background (experiência social, educacional, cultural) de cada pessoa. ... -
A APO como subsídio para a elaboração de normas de pré-escolas em Natal-RN
(FAU-USP, 2002-10-01)At times when quality and sustainable development are words in fashion, a part of the control over socioenvironmental practices demands regulation and public-revenue of initiatives (public and particular) in areas from ... -
A adoção de um sistema pré-fabricado e seu rebatimento no processo de projeto: um estudo de caso
(IV Simpósio Brasileiro de Qualidade do Projeto, 2015-01-01)