dc.description.abstract | O texto aborda o projeto arquitetônico a partir da atualização da tríade vitruviana e da ênfase em alguns valores fundamentais do pensamento projetual modernista. Em lugar da firmitas, utilitas e venustas, é proposta uma redefinição dos aspectos essenciais da arquitetura por meio de um quaterno composto por três condições internas ao problema projetual (programa, lugar e construção) e uma condição externa, o repertório de estruturas formais que fornece os meios de sintetizar na forma as outras três. De acordo com essa redefinição disciplinar, o objetivo da produção arquitetônica deixa de ser a beleza e passa a ser encontrado na forma pertinente, a qual seria o resultado de uma atividade totalizadora que sintetiza na forma os requisitos do programa, as sugestões do lugar e a disciplina da construção. Ao longo do texto, uma série de conceitos fundamentais para a prática e o ensino da arquitetura vão sendo definidos e discutidos: forma, construção formal, identidade formal, sentido e consistência. Economia, rigor, precisão e universalidade são propostos como critérios básicos para o projeto e sua verificação. A noção de sistematicidade é contraposta à de originalidade por sua maior utilidade na transmissão do conhecimento. Um breve anexo sugere alguns procedimentos didáticos derivados da discussão precedente. | pt_BR |