Show simple item record

dc.contributor.authorRibeiro, Orlando
dc.date.accessioned2021-08-01T17:05:29Z
dc.date.available2021-08-01T17:05:29Z
dc.date.issued2003-10-01
dc.identifier.issn8572731806
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/158
dc.descriptionArtigo publicado nos Anais do I Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2003 - Natal/RN.pt_BR
dc.description.abstractA proposta deste trabalho é abordar as implicações acadêmicas e profissionais provenientes da implantação de Laboratórios de Projetos (Escritórios Modelos) como instrumentos de apoio às atividades didático-pedagógicas nas disciplinas de projeto, e de como utilizar estes instrumentos para resgatar a qualidade dos Estágios Supervisionados aos alunos de graduação de arquitetura e urbanismo brasileiros. Os Laboratórios de Projetos em funcionamento no sul do país demonstram ser importante instrumento didático, complementam os ensinamentos responsáveis e doutrinários dos ateliês. Ao promover e estimular atividades de extensão universitária com alunos, professores e comunidade, os Laboratórios de Projetos desenvolvem experiências de ensino/aprendizado que merecem reflexões por parte das instituições que desejam implantar nos seus cursos este instrumento. Ao observar os trabalhos acadêmicos dos alunos envolvidos nas atividades dos Laboratórios de Projetos, verificamos aumentos significativos das suas habilidades em projetar. Além disso, como proposta para auxílio às tarefas de pesquisas científicas, os laboratórios podem prestar um apoio significativo aos professores, contribuindo diretamente para sua atualização e aperfeiçoamento. Ao cadastrar edifícios considerados como referência de arquitetura de excelência, os alunos fazem levantamentos arquitetônicos e fotográficos, pesquisam sobre a história das obras e seus autores, pesquisam sobre a legislação de uso de solo, o impacto no entorno imediato, digitalizam a representação gráfica bidimensional e tridimensional e montam maquetes físicas. Estes trabalhos podem formar um acervo nacional, com o intuito de constituir uma base de dados que fomente a atividade de pesquisa científica na área de arquitetura e urbanismo, e, por conseguinte, permita motivar os alunos para importância da continuidade dos estudos de pós-graduação na busca da excelência em seus trabalhos profissionais.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherPPGAU/UFRNpt_BR
dc.subjectEstágio Supervisionadopt_BR
dc.subjectLaboratório de Projetopt_BR
dc.titleLaboratórios de Projetos + Estágios Supervisionadospt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record