Show simple item record

dc.contributor.authorMagalhães, Fernanda
dc.contributor.authorDerbli, Heitor
dc.date.accessioned2021-08-01T17:02:56Z
dc.date.available2021-08-01T17:02:56Z
dc.date.issued2003-10-01
dc.identifier.issn8572731806
dc.identifier.urihttp://projedata.grupoprojetar.ct.ufrn.br/dspace/handle/123456789/155
dc.descriptionArtigo publicado nos Anais do I Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2003 - Natal/RN.pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho procuramos refletir sobre o ensino de projeto de arquitetura e de sua metodologia, enfocando em particular os aspectos compositivos do projeto. Para tal partimos do entendimento e da expressão dos conceitos de Forma (idéia e matéria), Partido e Projeto, ou em outras palavras do trinômio Forma, Ordem e Espaço. Acreditamos, como outros autores, que o processo de criação e de desenvolvimento projetual é feito através de re-arranjos do existente, ou seja através da manipulação e processamento crítico de repertórios previamente conhecidos. O desenvolvimento do projeto se da numa dialética contínua entre partes e todo. Queremos, através da discussão do processo de ensino de projeto, baseada numa prática docente de muitos anos de Atelier, explicitar como o desenvolvimento do projeto pelo aluno se faz num processo de aproximações sucessivas, operando conceitos de Forma, Ordem e Espaço na manipulação de repertório. Nesse processo o Partido, conceito em nossa opinião herdado da visão platônica de ideal, é muitas vezes paulatinamente alterado no processo de conformação e configuração do projeto, através de um re-ordenamento do espaço, da forma e da matéria (forma tangível), até chegar a síntese projetual que resulta no artefacto arquitetônico, freqüentemente desconhecido na origem do processo. Durante o processo de desenvolvimento de projeto em atelier o aluno tem como tarefa incorporar a análise projetual e o estudo de repertório, como forma de abordar questões de ordenamento das formas no espaço e ampliar seu vocabulário projetual, utilizando o desenho como o meio mais privilegiado e específico de trabalho.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherPPGAU/UFRNpt_BR
dc.subjectFormapt_BR
dc.subjectOrdempt_BR
dc.subjectEspaçopt_BR
dc.titleEnsino de Projeto e Metodologias de Trabalho em Atelier – a manipulação dos conceitos de Forma, Ordem e Espaço / Forma, Partido e Projetopt_BR
dc.typeArticlept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record