dc.description.abstract | Neste trabalho procuramos refletir sobre o ensino de projeto de arquitetura e de sua metodologia, enfocando em particular os aspectos compositivos do projeto. Para tal partimos do entendimento e da expressão dos conceitos de Forma (idéia e matéria), Partido e Projeto, ou em outras palavras do trinômio Forma, Ordem e Espaço. Acreditamos, como outros autores, que o processo de criação e de desenvolvimento projetual é feito através de re-arranjos do existente, ou seja através da manipulação e processamento crítico de repertórios previamente conhecidos. O desenvolvimento do projeto se da numa dialética contínua entre partes e todo. Queremos, através da discussão do processo de ensino de projeto, baseada numa prática docente de muitos anos de Atelier, explicitar como o desenvolvimento do projeto pelo aluno se faz num processo de aproximações sucessivas, operando conceitos de Forma, Ordem e Espaço na manipulação de repertório. Nesse processo o Partido, conceito em nossa opinião herdado da visão platônica de ideal, é muitas vezes paulatinamente alterado no processo de conformação e configuração do projeto, através de um re-ordenamento do espaço, da forma e da matéria (forma tangível), até chegar a síntese projetual que resulta no artefacto arquitetônico, freqüentemente desconhecido na origem do processo. Durante o processo de desenvolvimento de projeto em atelier o aluno tem como tarefa incorporar a análise projetual e o estudo de repertório, como forma de abordar questões de ordenamento das formas no espaço e ampliar seu vocabulário projetual, utilizando o desenho como o meio mais privilegiado e específico de trabalho. | pt_BR |